Canal Panda. O líder assinala 20 anos dentro e fora do ecrã

Estação comemora duas décadas com estreias e programação especial, uma revista temática e o maior Festival Panda de sempre. Diretora explica a razão da liderança no segmento
Publicado a
Atualizado a

Um canal de televisão que se tornou "uma marca de referência para as crianças e de confiança para os pais". É desta forma que Isabel Mimoso, diretora do Canal Panda, avalia os 20 anos da estação por cabo infantil, assinalados neste mês. "O balanço não podia ser mais positivo. O canal é uma marca totalmente consolidada, de grande sucesso e um fenómeno social que gera forte fidelização por parte de miúdos e graúdos. O Canal Panda faz parte do quotidiano das famílias em Portugal, em Angola e em Moçambique, e é muito mais que um canal infantil. O "efeito Panda" ultrapassa o ecrã, tornando-o o melhor amigo dos mais jovens. Um status que nos deixa extremamente satisfeitos, orgulhosos e motivados para seguirmos por mais 20 anos", conta ao DN a responsável.

As duas décadas de presença no mercado de cabo em Portugal contam não só com conteúdos especiais de programação alusivos à temática do aniversário mas também com estreias de novas séries de personagens como Bob, o Construtor, Dora e Noddy. Mas os 20 anos do Canal Panda serão também comemorados fora do pequeno ecrã, nas plataformas onde a estação tem vindo a estender o seu negócio. "Apostámos numa original campanha [em mupis, rádio, TV, cinema e internet] que tem como tema "É fixe crescer contigo!", no lançamento de um número da nossa revista inteiramente dedicado ao aniversário, na realização do maior Festival Panda de sempre [em julho, em Lisboa e no Porto], que irá contar com muitas surpresas", enumera Isabel Mimoso.

Desde a revista oficial a CD e ao festival, a vida além-TV do Canal Panda, frisa a diretora, "nasce pela preocupação de proporcionar ao nosso público outro tipo de experiências. O Festival Panda e O Musical são disso bons exemplos - eventos que oferecem a possibilidade de entrar no "mundo mágico do Panda", garantindo uma maior proximidade com as personagens e tornando as crianças protagonistas do canal. São experiências únicas que não seriam possíveis se estivéssemos limitados a existir apenas em televisão", frisa.

Líder de audiências no segmento

E se, há não muito tempo, o Disney Channel era o líder de audiências entre os canais infantis, a subida de público do Canal Panda torna-o, atualmente, o mais visto deste género de canais. No acumulativo de 2016, até agora, a estação que celebra 20 anos mantém um share diário de 1,5%, mais 0,1% do que a quota de mercado alcançada, em média, pelo Disney Channel neste ano. "O canal é líder, mas estamos conscientes de que, num segmento com tanta concorrência, há mudanças constantes. Atribuímos estes resultados ao facto de ouvirmos atentamente os nossos espectadores, tentando corresponder às suas exigências e expectativas. O novo look do canal, mais fresco, moderno e divertido, é disso exemplo", explica Isabel Mimoso.

E acrescenta que os programas mais vistos pelas crianças portuguesas na estação que gere são Patrulha Pata, Masha e o Urso, A História de Pedrito Coelho, A Abelha Maia e Panda e os Amigos, respetivamente. Este último é um dos mais recentes conteúdos de produção nacional do Panda, que em 20 anos produziu 21 formatos 100% nacionais. "Representa um volume considerável para um canal de cabo como o nosso e um investimento grande. Com este volume e qualidade, garantimos, comparativamente com a concorrência, conteúdos de maior destaque, mais atrativos e adaptados ao gosto e expectativas do público português", reforça Isabel Mimoso.

A diretora adianta que o que difere entre a programação de canais infantis e os mesmos conteúdos nas generalistas é "a maior flexibilidade do cabo comparativamente com os generalistas em termos de conteúdos, formatos e horários". Também na generalidade, o cabo tem vivido um boom de consumo e popularidade nos últimos anos em Portugal, relativamente aos canais em sinal aberto. "O mercado de TV por subscrição continua a apresentar um nível de crescimento forte, sustentado pelo dinamismo, inovação por parte dos operadores e pelos conteúdos internacionais muito apelativos, remata.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt