Canal Panda não voltará a emitir episódio em que "Bombeiro Sam" pisa Alcorão
O canal panda não voltará a exibir em Portugal o episódio da série infantil Bombeiro Sam em que o protagonista pisa o Alcorão. A cena, que dura menos de 10 segundos, originou grande polémica no Reino Unido, levando o Channel 5 a decidir retirar o episódio da sua plataforma de streaming.
Em Portugal, ninguém apresentou queixa contra o episódio ou aquela cena em particular, mas a Dreamia, empresa produtora do canal infantil, disse ao Diário de Notícias que irá seguir a medida adotada no Reino Unido.
O sétimo episódio da nona temporada passou pela última vez em Portugal a 17 de julho. Numa determinada cena, o bombeiro Sam escorrega num papel que está no chão e cai, atirando pelo ar as chávenas que levava num tabuleiro e outros papéis que estavam na sala. Num deles, vê-se, garantem os mais atentos, que se trata de um texto do Alcorão. A série infantil foi acusada de islamofobia e já levou a um pedido de desculpas por parte da produtora Hit Entertainment, que também é responsável pelo sucesso Bob, o Construtor.
[artigo:5308084]
"Apesar do canal não ter recebido qualquer reclamação, lamentamos profundamente este erro do estúdio de animação e pedimos desculpa às pessoas que possam sentir-se ofendidas", diz a Dreamia ao DN. "A explicação que recebemos da parte da distribuidora é que a página pretendia simplesmente representar um texto ilegível. Podemos adiantar que este episódio não voltará a ser emitido no nosso canal", acrescenta.
[youtube:G_bXgiOCIfI]