Câmara vai pagar metade dos remédios a idosos carenciados

A Câmara de Vieira do Minho vai comparticipar, em 50%, a compra de medicamentos pelos idosos mais carenciados do concelho, num montante máximo anual de 100 euros e que poderá ascender a 125 euros no caso de doentes crónicos, informou hoje fonte municipal.
Publicado a
Atualizado a

O Regulamento Municipal de Comparticipação de Medicamentos foi aprovado na última reunião do executivo de Jorge Dantas e terá agora de ser ratificado em Assembleia Municipal.

Neste ano de arranque, pode beneficiar daquela comparticipação quem tiver mais de 75 anos e, cumulativamente, for beneficiário do Complemento Solidário para Idosos, não estar enquadrado na resposta social de lar de Idosos e residir e ser eleitor no concelho há pelo menos quatro anos.

Em 2014, o limite de idade para ter acesso baixa para os 70 anos e em 2015 para os 65.

Aprovada a candidatura, o benefício atribuído corresponde a uma comparticipação de 50% da parte que cabe ao utente, na aquisição mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Segundo a fonte municipal, o objetivo deste projeto é "combater as desigualdades sociais e proporcionar condições de vida condignas aos idosos do concelho com menos recursos, ao nível das despesas na aquisição de medicamentos".

O projeto vai ser implementado progressivamente durante o ano de 2013, podendo depois ser considerados beneficiários outro tipo de pensionistas.

O pedido de comparticipação tem a validade de um ano, mas os interessados podem requerer a sua renovação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt