Câmara de Valongo lança projeto para combater abandono escolar precoce
Trata-se do "MAIS VAL - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo" projetado para intervir no terreno ao longo de três anos através de ações e atividades, cujo custo terá comparticipação europeia.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, estimou que o projeto abranja um universo de cerca de 6.500 crianças, destacou o apoio da Universidade do Minho e sintetizou o objetivo em "construir uma escola para todos".
"Conseguimos uma ambição antiga, a de ter ferramentas que estão concentradas na promoção do sucesso escolar. A ideia é alcançar o objetivo maior de conseguirmos que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. Valongo saltou para a primeira liga de políticas educativas a nível municipal", disse o autarca de Valongo, distrito do Porto.
O "MAIS VAL - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo" foi apresentado quinta-feira ao secretário de Estado da Educação, João Costa, que, de acordo com relato de José Manuel Ribeiro, considerou o projeto "inteligente para atacar a raiz dos problemas".
O plano "integrado e inovador que visa combater o insucesso escolar e o abandono escolar precoce", como referem os responsáveis camarários, tem quatro componentes: o "Valongo a Ler", o "Aprender a Aprender", uma equipa multidisciplinar de intervenção nas escolas, bem como o "Valongo EduCA+: Educar, Comunicar e Aprender".
Estas componentes visam atuar preventivamente e de forma focalizada nos chamados fatores preditores de insucesso, que podem ser a pobreza ou a falta de formação das mães e dos pais, entre outros.
Um dos destaques deste projeto é o foco no apoio à transição entre o primeiro e o segundo ciclos de escolaridade.
Soma-se a intervenção multidisciplinar junto dos alunos em risco de abandono escolar ou com comportamentos de risco.
Também as famílias serão acompanhadas e está prevista a articulação com profissionais das escolas e serviços da comunidade, acrescentando-se profissionais de áreas como psicologia, ação social, terapia da fala, entre outras.
Também é objetivo do "MAIS VAL - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo" promover a participação parental ativa e o desenvolvimento tecnológico.