Câmara de Matosinhos lança projeto para incentivar voluntariado entre funcionários

A Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, vai incentivar o voluntariado entre os funcionários, através da implementação do Projeto Voluntariado Autárquico, adiantou hoje à Lusa fonte do município.
Publicado a
Atualizado a

O projeto, que vai ser apresentado na quarta-feira, dia em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, destina-se a todos os trabalhadores da câmara e tem por objetivo estimulá-los a participarem em projetos de interesse social e comunitário, adiantou.

"Este trabalho em prol da comunidade será realizado em horário laboral, sendo as ações autorizadas superiormente e programadas e articuladas em conjunto pelo departamento de recursos humanos e pelo banco local de voluntariado", referiu a mesma fonte.

Para assinalar a data, a câmara vai ainda homenagear 30 voluntários do VEM - Banco Local de Voluntariado.

Os 30 homenageados integram o contingente de 266 voluntários ativos do Banco Local de Voluntariado, o qual conta também com a colaboração de 56 instituições parceiras, salientou.

Durante a cerimónia, que terá lugar na Casa da Arquitetura, serão ainda assinados protocolos com cinco instituições que passarão a integrar o VEM, nomeadamente a associação Passo Positivo, a Liga dos Amigos do Hospital Pedro Hispano, a Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra, a Associação dos Rotários de Matosinhos para o Ensino Sénior e o Agrupamento de Escolas Óscar Lopes (escola básica do Estádio do Mar).

O Dia Internacional do Voluntariado foi criado pelas Nações Unidas em 1985, para reconhecer a importância do serviço voluntário e procurar incentivar este ato de cidadania e de filantropia.

Em Matosinhos, no distrito do Porto, a criação, há 12 anos, do VEM - Banco Local de Voluntariado permitiu impulsionar e diversificar o voluntariado no concelho, apoiando diversas instituições de solidariedade social.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt