Câmara de Lobos vai revitalizar baía da cidade
Este foi um dos assuntos abordados numa reunião que o presidente da autarquia teve hoje com pescadores e proprietários de embarcações que utilizam aquele espaço, que é também uma das imagens turísticas da Madeira, pintada pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill durante uma visita à ilha.
Em comunicado, o município realça que o turismo foi fixado como "um dos vetores estratégicos para afirmação do concelho no contexto da competitividade das regiões e localidade", pelo que requer uma atenção "diferente".
O executivo liderado por Pedro Coelho (PSD) pretende assim, "ao longo dos próximos meses, realizar um conjunto de melhorias e de ações que permitam posicionar aquele espaço como a principal alavanca da economia local, permitindo a emergência de novas atividades comerciais em torno do turismo e aumentar as oportunidades de trabalho".
Na reunião de hoje, os pescadores foram auscultados sobre o projeto, que tem sido abordado com diferentes entidades, designadamente a Administração dos Portos da Madeira (APRAM), a Direção Regional de Pescas e a Capitania do Funchal, e que vai "respeitar as vivências da comunidade piscatória".
Depois da reativação do farol de Câmara de Lobos, a autarquia diz que está programado para os próximos dias instalar duas estruturas de apoio para desembarque de passageiros, viabilizando a "atracagem de embarcações de turismo náutico na baía", decorrendo também reuniões com operadores turísticos para a criação de roteiros.
A nota menciona que "a autarquia pretende igualmente intervir na limpeza da baía, nomeadamente removendo embarcações abandonadas e organizando a ocupação da zona do varadouro".
A limpeza do fundo da baía inclui a remoção de detritos, a instalação de um novo sistema que permita uma melhor amarração dos barcos e a criação de uma faixa livre para a manobra das embarcações, nomeadamente de turismo náutico.