Café abre à noite para cães vadios terem onde dormir no inverno
Um café na cidade grega de Mytilene, na ilha de Lesbos, está a ganhar popularidade tanto entre os gregos como além-fronteiras. À noite, o café Hott Spott fecha para os clientes mas deixa as portas abertas para os cães vadios que procuram um sítio quente onde passar a noite.
Para um empregado de mesa que falou ao jornal britânico The Independent, a decisão parece natural. "Nesta cidade há muitos cães. Quando o bar fecha, os cães vêm dormir aqui. Não há problema nenhum", afirmou. "Desde julho que todas as noites temos um cão no sofá". Os clientes não se importam, e alguns até gostam. "Agora é uma espécie de hábito", contou o empregado de mesa.
Ao mesmo jornal, o professor de sociologia Eustratios Papanis disse que a chegada dos refugiados, que tem atingido em particular ilhas como Lesbos, próximas da costa turca, tem alterado a forma como as pessoas tratam os outros, aumentando a solidariedade em geral.
[twitter:679344456311562240]
"Os habitantes aumentaram os níveis de solidariedade para com questões ambientais e humanitárias. A nova geração é mais sensível e mais bem informada", afirmou.
Uma fotografia tirada por Eustratios Papanis dos cães a dormir nos sofás do café já foi partilhada mais de mil vezes. "Este país [Grécia] tem leis rígidas para a proteção dos animais, mas são a cultura e o conhecimento que têm sido fatores-chave na mudança de hábitos de indiferença, negligência ou maus tratos", escreveu Papanis nessa publicação.