Cadeia de lojas HMV declara falência

Uma das maiores lojas de música do mundo declarou falência. Estão em risco mais de quatro mil empregos.
Publicado a
Atualizado a

Depois de ter vindo a enfrentar nos últimos anos dificuldades financeiras, a HMV, uma das últimas grandes cadeias de lojas de música, estabelecida no Reino Unido, declarou esta semana falência, assumindo agora a consultora Deloitte a sua administração. Em risco estão mais de 4 350 empregos repartidos pelas 239 lojas que a cadeia HMV tem no Reino Unido e na Irlanda, noticia o site da BBC.

No comunicado divulgado pela empresa, citado pela BBC, pode ler-se: "O conselho de administração lamenta anunciar que não conseguiu alcançar uma posição na qual possa continuar sem uma proteção de insolvência". Assim sendo, enquanto procura um novo comprador, a empresa conta com a ajuda de um especialista financeiro independente no decorrer do processo.

As dificuldades já se vinham a sentir há alguns anos, tendo a HMV encerrado algumas das suas maiores lojas. No passado mês de dezembro os responsáveis pela HMV anunciaram mesmo que as dificuldades que estavam a enfrentar poderiam levar a que fossem quebrados os acordos de empréstimos bancários. E apesar de dezembro ser um período caracterizado pela subida de vendas devido ao Natal, a HMV acabou por sofrer uma queda de volume de negócio nesse mês na ordem dos 13,5%, o que contribuiu para que esta semana tenha declarado falência.

A HMV abriu a sua primeira loja em 1921, em Oxford Street, em Londres, onde ainda se mantém a maior loja de música do mundo, segundo descreve o Guardian. Também este mês a administração da cadeia Virgin Megastore (que chegou a ter uma loja em Lisboa nos anos 90) confirmou que iria avançar com o pedido de insolvência da empresa no Tribunal do Comércio. "Fazer uma declaração de insolvência é uma exigência legal quando a empresa é incapaz de cumprir as suas responsabilidades", afirmou em comunicado a administração. São várias as cadeias de lojas de música que hoje enfrentam sérias dificuldades em conseguir manter o seu negócio, sofrendo com a concorrência de lojas online.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt