Cabanas de lama e 150 mil dólares no banco entre os bens do espartano Buhari

Património do presidente eleito em março fica muito abaixo da lista apresentada pelo seu número dois. Primeiros cem dias no poder do sucessor de Goodluck Jonathan marcados pelo facto de ainda não ter nomeado governo
Publicado a
Atualizado a

Cinco casas, duas cabanas de lama e 150 mil dólares (cerca de 133 mil euros) no banco são alguns dos bens do presidente da Nigéria divulgados pelo seu gabinete no final da semana passada, cumprindo uma promessa de transparência feita por Muhammadu Buhari, no cargo desde maio. Este antigo militar, de 72 anos, fez história em março ao tornar-se o primeiro candidato a derrotar o presidente em funções, no caso Goodluck Jonathan, após prometer diminuir a corrupção e combater o grupo terrorista islamita Boko Haram.

O estilo de vida de Buhari é descrito como "espartano" pelo porta--voz da presidência, Garba Shehu. E se, quando comparados com outros políticos do país, os seus bens estão realmente abaixo da média, o mesmo já não acontece quando se olha para os rendimentos da generalidade dos nigerianos.

Além de casas, cabanas e uma única conta bancária, o presidente da Nigéria tem ações de três empresas e é dono de dois terrenos, um pomar e um rancho com 270 cabeças de gado, 25 ovelhas, cinco cavalos e várias aves. Dos seus bens fazem também parte dois carros.

O vice-presidente da Nigéria é bem mais abastado. Bem-sucedido advogado e pastor de uma das maiores igrejas do país, Yemi Osinbajo tem 1,4 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros) em três contas bancárias, uma moradia de quatro quartos, um apartamento de três quartos e um outro de dois quartos, todos na Nigéria, e ainda ações de seis empresas. O governante possui ainda um imóvel hipotecado de dois quartos em Bedford, nos arredores de Londres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt