Quatro anos passados sobre o lançamento da família C4 Picasso a Citroën fez o tradicional refrescamento da oferta. Fala-se de uma nova geração mas, em rigor, até porque em equipa que ganha não se mexe, como reconhece a própria marca, a intervenção foi ligeira e principalmente virada para a tecnologia e o enriquecimento da oferta, que consegue até oferecer mais por preços mais reduzidos, nas versões de aposta, as mais populares em Portugal..A diferença maior nos monovolumes do construtor francês assenta numa subtileza estética. A frente da versão de cinco lugares passa também a ser a do Grand C4 Picasso, o sete lugares que cede na imagem mais conservadora e surge agora com outra jovialidade. A versão de maiores dimensões fica a ganhar com a "máscara" das três óticas que promete ser transversal na nova linha de produtos, a começar no próximo C3..Óticas traseiras de efeito 3D e em LED, nos topo de gama, opção bicolor no cinco lugares, através do tejadilho preto, e mais uma séria de pormenores, como as novas jantes de 17 polegadas fazem a diferença num automóvel bem sucedido, um dos meninos bonitos da Citroën, sempre no TOP 3 dos monovolumes (só BMW Série 2 e Mercedes Classe B vendem mais...), que já não são o que foram em termos de mercado, mas estão aí a fazer por um futuro que ninguém arrisca....Mais do que o que se vê, os novos Picasso forem beneficiados nos aspetos práticos da utilização - o portão traseiro de abertura e fecho elétrico, que pode ser acionado pela passagem do pé sob o para-choques - e, como não podia deixar de ser, no campo da conectividade, potenciando a imagem hi-tech do ambiente, marcado pela instrumentação que já fazia a diferença, com o grande painel digital de 12 polegadas a dominar o tablier, e, sob ele, outro de 7 polegadas, tátil, combinação que possibilita uma série de escolhas, sobretudo para aqueles que não dispensam um smartphone, o qual pode ser espelhado por mirror screen. Ainda não chegou o Wifi a bordo, mas a Connect Box já permite a assistência especializada via GSM e pode mesmo incluir um serviço que maximiza a possibilidade de localização do veículo em caso de roubo (e funciona mesmo!)..Aposta na gasolina.A renovada família Picasso conta com três motorizações - 1.2 PureTech, o elogiado três cilindros a gasolina, declinado em versões de 110 e 130 cv; 1.6 BlueHDI, o diesel de combate proposto com 100 e 120 cv; e ainda com este combustível o 2.0 BlueHDI de 150 cv..Novidade é a caixa automática de 6 velocidades na motorização de 130 cv a gasolina. Trata-se da transmissão (conversor de binário) de origem japonesa (Aisin) transversal a toda a gama, comandada por patilhas no volante, a qul representa um salto enorme em relação à "velha" caixa pilotada. Solução de comodidade, prazer e eficácia na condução, representa um acréscimo de 1600 euro no preço..Houve aliás um esforço da Citroën na valorização do preço das versões a gasolina, sempre as mais baratas, na perspetiva de que os portugueses continuem a fazer contas com base nas fórmulas que definem a rentabilidade da aposta no diesel apenas para quem faz muitos quilómetros..Os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso chegam já este mês e vão ter preços a partir dos 21 960euro e 22 960euro, para as versões PureTech de 110 e 130 cv, respetivamente, e de 26 260euro e 28 360euro, para o 1.6 Blue HDI de 100 e 120 cv, isto na carroçaria de cinco lugares; para o maior, e na mesma linha, 25 460euro (PureTech 130 cv); 28 760euro e 30 860euro (1.6 BlueHDI de 100 e 120 cv). As versões 2.0 BlueHDI de 150 cv, custam 37 760euro e 40 260euro, consoante a carroçaria..Em termos dinâmicos as diferenças resumem-se a um melhor isolamento acústico. De resto, o que sabe deum bom casamento francês, conforto e eficácia bem doseados..Equipamento.A definição da oferta em termos de equipamento passa a contemplar três níveis, com a designação Live, Feel e Shine. Como de costume, no meio está a virtude, pelo que todos os esforços foram centrados nesse pacote, que permite ter um automóvel mais equipado (chega a ganhar 1200 euro de extras) por menos preço..Todas as versões contam com travão de mão elétrico, arranque do motor por botão, limitador e regulador de velocidade, ar condicionado automático, rádio MP3 com bisintonizador e seis altifalantes, sensores de luz e para o limpa parabrisas, deteção da pressão dos pneus, ventilação atrás e faróis de nevoeiro. O nível Feel acrescenta, designadamente, jantes de 17 polegadas, acesso e arranque mão-livres, luzes diurnas e LED e óticas traseiras 3D na mesma tecnologia, câmara de ajuda ao estacionamento, retrovisores elétricos rebatíveis, navegação, Bluetooth, lanterna na bagageira, vidros laterais traseiros e óculo escurecidos, parabrisas atérmico, volante revestido a cabedal e o Citroën Connect Box.