Button ganha corrida marcada pelos abandonos
O polaco Robert Kubica (Renault) foi segundo classificado, a 12 segundos de Button, seguido dos dois pilotos da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa e o espanhol Fernando Alonso, a 14,4 e a 16,3 segundos, respetivamente.
Nas posições pontuáveis, seguiram-se o alemão Nico Rosberg (Mercedes), o britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), o italiano Vitantonio Liuzzi (Force-India), o brasileiro Rubens Barrichello (Williams), o australiano Mark Webber (RBR-Renault) e o alemão Michael Schumacher (Mercedes).
Após a segunda prova da temporada, Fernando Alonso continua a liderar o campeonato mundial de pilotos, agora com 37 pontos, à frente do colega de equipa Felipe Massa (33) e de Jenson Button (31).
A Ferrari lidera a tabela dos construtores, com 70 pontos, seguida da McLaren-Mercedes (54) e da Mercedes (29).
Pela segunda vez consecutiva, o alemão Sebastian Vettel (RBR-Renault) não terminou a corrida depois de ter largado da "pole-position" e dominado as primeiras 25 das 58 voltas ao circuito de Albert Park, tendo abandonado na gravilha após um problema com os travões, segundo comunicou à equipa.
A corrida foi bastante movimentada e acidentada por ter decorrido em piso molhado na fase inicial, devido à chuva que começou a cair pouco antes da partida, tendo apenas terminado 14 dos 24 pilotos em prova.
No jogo da troca de pneus intermédios para "slicks" quando a pista começou a secar, Button arriscou mais cedo do que os adversários, logo na sétima volta. Ao regressar, perdeu o controlo do carro numa zona que ainda estava molhada e foi à gravilha, mas recuperou e foi ganhando vantagem até saltar para o primeiro lugar com o abandono de Vettel. "Pensei inicialmente que tinha sido uma má decisão, um erro catastrófico. Mas quando comecei a ganhar velocidade, o ritmo era muito bom. Foi a decisão certa e estou muito contente", afirmou Jenson Button no final da corrida.
O início da corrida foi marcado por um acidente na primeira curva que atirou Alonso para as últimas posições e obrigou Schumacher a mudar a asa dianteira do seu Mercedes. E ass últimas voltas foram emocionantes com a luta pelo quarto lugar entre Massa, Alonso, Hamilton e Webber. Na penúltima volta, quando Hamilton tentava ultrapassar Alonso foi atingido por Webber e saíram ambos de pista, numa situalção que beneficiou Rosberg, que chegou a quinto.
A terceira prova do campeonato mundial de Fórmula 1 será disputada no circuito de Sepang, na Malásia, no próximo fim de semana.