Por que Overmars escolheu Bruno Varela para o Ajax

Ajax fartou-se do grego Kostas Lamprou, suplente de Onana, e aposta no número 3 de Benfica por acreditar no valor do guarda-redes de 24 anos
Publicado a
Atualizado a

O treinador Erik ten Hag fartou-se do grego Kostas Lamprou no empate (4-4) frente ao Hereenveen, a 20 de janeiro. Um acumular de erros do suplente de Onana levaram os responsáveis do clube de Amesterdão a concluir pela incapacidade de Lamprou para fazer as dobras ao titular: o camaronês, que só cedeu a baliza em quatro jogos, defendeu a baliza nos dois empates com o Benfica, na fase de grupos da Champions.

Esgotada a paciência dos dirigentes, que foram bem mais tolerantes do que os adeptos (muito duros nas críticas ao grego, por ser baixo - 1,78 metros - e incompetente), Marc Overmars lançou-se ao mercado à procura de um número 2 para André Onana. E com o beneplácito de Ten hag, acabou por se decidir pelo português de 1,91 metros, sem hipóteses na Luz. Odyseas Vlachodimos está seguro como número 1 e Mile Svilar como suplente e opção para as taças internas - depois da eliminação terça-feira na meia-final da Taça da Liga, que se discute este sábado entre FC Porto (algoz dos vermelhos) e Sporting, reduzidas à prova rainha Taça de Portugal (meias-finais com o Sporting).

Lamprou, de 27 anos, fez apenas cinco jogos pelo Ajax, esta época. Três na Taça da Holanda e dois no campeonato. Curiosamente, na última vez que jogou na Taça, foi substituído por Onana aos 118', por causa dos penáltis que decidiram a passagem dos lanceiros frente ao Roda, a 19 de dezembro (4-2, após o 1-1 no final do prolongamento). Depois, veio o descalabro com o Hereenveen, dia 20 para a Liga, e já nem prosseguiu como titular na Taça - três dias depois houve reedição deste duelo, para a Taça, mas o titular foi Onana. O Ajax apurou-se, ganhando por 3-1.

Este sábado, o Ajax confirmou a chegada do guarda-redes português na língua materna do novo reforço: "Bem-vindo, Bruno Varela!", escreveu o clube no Twitter (ver abaixo). Mas a foto é da temporada 2016/2017, quando Varela atuava no V. Setúbal, depois de ser dispensado pelo Benfica (no verão de 2017 pagou 100 mil euros para o recuperar). Já no site oficial aparece em camisola de treino das águias e com a hashtag personalizada do Twitter: #OláBruno.

O Ajax tem uma cláusula de opção de compra do passe de Bruno Varela, entre cinco e seis milhões de euros, um valor que reflete a desvalorização de um jogador parado. No verão, o Benfica só deixava sair o guarda-redes por 15 milhões de euros. A título de reforço desta perda de valor de mercado, refira-se que o site especializado em cotações de jogadores, Transfermarkt, avalia o internacional português em três milhões de euros. Em agosto, estava valorizado em oito milhões de euros.

Sem espaço na Luz

Sem espaço no Benfica, o guarda-redes Bruno Varela vai jogar no Ajax até ao final da época, informou o clube holandês este sábado através das redes sociais. O acordo contempla uma opção de compra que pode ser exercida pelo emblema de Amesterdão no final da época, estando a conclusão do negócio pendente os habituais testes médicos.

Esta temporada, Bruno Varela, de 24 anos, que foi formado no Benfica, não teve qualquer oportunidade, pelo que clube e jogador entenderam que o melhor seria mesmo o guarda-redes ser cedido a outro clube para ter mais oportunidade de se mostrar, já que Vlachodimos é o titular das redes das águias no campeonato e Svilar na Taça de Portugal e Taça da Liga.

Esta é a terceira vez que o guardião é cedido pelo Benfica. Na temporada 2015/16 esteve no Valhadolid, de Espanha, e em 2016/17 foi emprestado ao Vitória de Setúbal. A boa temporada ao serviço dos sadinos fê-lo regressar à Luz na temporada transata, onde foi quase sempre aposta de Rui Vitória, tendo cumprido um total de 35 jogos, 29 na Liga portuguesa. Esta época, contudo, não tem sequer um minuto jogado.

No Ajax, Varela também não terá vida fácil, pois vai ter de lutar pelo lugar na baliza como camaronês Onana, o habitual titular, e com o grego Kostas Lamprou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt