Bruno César, o homem que gosta de marcar aos tubarões

Na época passada marcou ao Real Madrid, no Bernabéu, e ao Dortmund em Alvalade. Nesta terça-feira a vítima foi a Juventus
Publicado a
Atualizado a

Bruno César não é, com toda a certeza, o melhor futebolista do Sporting ou, pelo menos, aquele em que os adeptos leoninos pensem em primeiro lugar quando auguram grandes feitos para a formação de Jorge Jesus.

Pois bem, mas o brasileiro tem-se mostrado ao mais alto nível na Liga dos Campeões. E não treme perante a fina flor do futebol europeu. Na época passada, os leões fizeram uma exibição de gala em Madrid, diante do atual bicampeão europeu, e estiveram mesmo a vencer quando o esquerdino alvejou com sucesso a baliza de Casilla logo no início da segunda parte com um remate pronto após passe de Bryan Ruiz que Sergio Ramos não conseguiu impedir - o pior veio depois, com os golos de Ronaldo e Morata.

Também a contar para a Liga dos Campeões, fez o golo solitário dos leões na receção ao Dortmund na sequência de um livre indireto dentro da área a punir um atraso indevido de Bartra para Burki, que agarrou a bola. William pisou a bola e Bruno César fez um disparo violentíssimo que levou a bola ao fundo da baliza germânica. Mas não serviria de muito, pois o Sporting, tal como em Madrid, perdeu por 1-2.

Na época passada, o Sporting fez cinco golos na Liga dos Campeões, dois foram da autoria de Bruno César, pertencendo os restantes a Adrien - na conversão de um penálti na receção ao Real Madrid -, Bryan Ruiz e Bas Dost, com estes últimos a serem os autores da vitória caseira diante do Légia Varsóvia.

É curioso percebermos esta propensão do médio de 28 anos quando constatamos que em 2016-17 fez seis golos em todas as competições, um terço na Liga dos Campeões, o que lhe valeu ser o quarto melhor marcador leonino em todas as competições, apenas atrás de Bas Dost (36), Alan Ruiz (sete)e Gelson (sete).

Mas já antes no Benfica o brasileiro tinha deixado a sua marca na Liga dos Campeões. Na temporada 2011-12 fez o golo decisivo do clube da Luz na deslocação ao terreno do Otelul e na jornada seguinte inaugurou o marcador em Basileia na vitória por 2-0. Nessa temporada o Benfica só foi eliminado nos quartos-de-final pelo Chelsea e Bruno César atuou nas dez partidas, nove das quais a titular. Em 24 partidas de Liga dos Campeões, entre Benfica e Sporting, o jogador natural de Santa Bárbara d"Oeste apontou cinco golos, o que perfaz uma média muito interessante de um golo a cada três jogos quando se sabe que estamos a falar de um médio e que não é no Sporting, como não o era no Benfica, um titular absoluto para Jesus.

Aliás, se na época passada Bruno César foi o sétimo futebolista mais utilizado em todas as provas, nesta época não vai além do 13.º lugar e apenas um golo apontado, o de anteontem à... Juventus. À sua frente tem o onze-tipo e ainda Jonathan Silva, que tem beneficiado dos problemas físicos de Fábio Coentrão.

Bruno César já foi utilizado em 12 partidas, contudo só foi titular em quatro, tendo saído do banco nas restantes oito, o que denuncia um eventual incremento de qualidade do plantel leonino e, também, a ideia que Jorge Jesus teve em tempos e que passou à prática, sem sucesso, de colocar Bruno César a lateral esquerdo. Mas desengane-se quem pensar que Jesus perdeu a confiança em Bruno César, o jogador que há mais anos conhece a ideologia do treinador e que levou o Sporting a gastar 1,3 milhões de euros para o adquirir em janeiro de 2016 ao Estoril.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt