Britânica pondera amputação para colocar mão biónica

Nicola Wilding tem 35 anos e há 12 ficou com a mão direita paralisada depois de ter sofrido um acidente de carro
Publicado a
Atualizado a

Foi após ter visto um documentário sobre o trabalho do cirurgião austríaco Oskar Aszmann, que Nicola Wilding, uma britânica do Surrey, começou a considerar seriamente a possibilidade de amputar a sua mão direita para a substituir por uma biónica.

O filme da BBC, transmitido em maio do ano passado, era sobre Milo, um austríaco que perdeu o controlo da mão depois de ter sofrido um acidente de mota e também sobre Patrick, a primeira pessoa a submeter-se, por sua própria vontade, a uma amputação para poder colocar uma prótese biónica.

"Vi o documentário sobre Oscar e enchi-me de esperança. Porque podia mudar a minha vida", disse à BBC Nicola, que entrou imediatamente em contato com o cirurgião, mas só este mês teve a possibilidade de se encontrar com ele.

Oskar Aszmann questionou Nicola sobre as suas motivações e expetativas porque, segundo explicou o médico, "estas são decisões arriscadas porque são irreversíveis". Contudo, Aszmann ficou convencido de que Nicola é uma boa candidata à cirurgia porque deseja muito ter uma mão funcional e "não tem dúvidas na sua mente".

Nicola teve um acidente na autoestrada há doze anos e perdeu o movimento do braço e da mão esquerda. Para se proteger do embate colocou o braço sobre a cabeça, partindo os ossos e danificando os nervos. Os ossos recuperaram, mas o braço e a mão ficaram paralisados. Depois de ter sido submetida a vários transplantes, Nicola recuperou o controlo do braço, mas não havia nada que os médicos pudessem fazer pela sua mão.

Agora, esta britânica está a planear a sua viagem a Viena, onde irá ser submetida a uma série de testes, antes de ser operada. Terá também de conseguir juntar dinheiro para pagar a cirurgia e para a manutenção da futura prótese.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt