Brindes: como conquistar um cliente em poucos segundos
Num mercado cada vez mais competitivo é imperativo que as empresas tenham mecanismos para se destacar. Ter uma identidade visual específica e que cause impacto na memória de quem com ela se cruza é inevitável para alcançar o sucesso da marca. Mas este é um processo conquistado a médio/longo prazo já que o branding leva anos a ser afinado e se manifesta através de múltiplos fatores desde a imagem visual, representada pelo logótipo da empresa, à paleta de cores, passando pelo desenho e estrutura da página web, pelos valores que transmite, o tipo de publicidade que faz e ainda a identidade do negócio, que dará forma à sua personalidade e apresenta a sua forma de estar presente não apenas no mundo empresarial como também na vida quotidiana das pessoas, construindo desta forma um conjunto de ações que alinhem o posicionamento, propósito e valor da marca.
Conseguir construir o branding correto, despertar sensações, criar conexões conscientes para a sua marca e ainda assim tê-lo como um alicerce para a diferenciação do seu mercado é possível através de vários fatores, estratégias e ações promocionais.
Para que um cliente se identifique com uma marca é necessário que todos estes pontos se conectem e a melhor forma de transmitir essa harmonia é através de conteúdos publicitários. Este é um mercado que está a crescer cada vez mais em Portugal, quer estejamos a falar do digital, da imprensa, da rádio ou até mesmo de artigos de merchandising promocional.
Em relação a estes últimos, sabe-se que são uma opção de publicidade muito mais rentável do que outras, uma vez que, quando alguém recebe algo, tem tendência a retribuir. É também uma excelente oportunidade para que a empresa possa fidelizar os clientes e melhorar a visibilidade da marca, já que o ideal é oferecer algo com utilidade para os ofertados. Segundo a Gift Campaign, empresa especializada em brindes personalizados, "há uma maior vontade de comprar quando se recebe um presente (20,9%), em comparação com outras opções, como publicidade impressa (13,4%), anúncio de televisão (7,1%) ou anúncio online (4,6%)".
Brindes promocionais ideais para branding
No entanto, para conseguir chegar ao cliente e fazer com que este recorde a sua marca, não pode optar por um brinde qualquer. Tem de ser algo que se identifique com a empresa e com o público em questão, para que tenha utilidade para quem o receber. De nada vale oferecermos um "miminho" se ele estiver condenado a ficar no fundo de uma gaveta para sempre.
Existem alguns brindes personalizados que se consideram intemporais e bastante apreciados pela maioria dos ofertados, quer seja pela utilidade e praticidade do produto ou pelo interesse que têm nos seus consumidores. Entre os exemplos destacados pela Gift Campaing estão os cadernos, já que existem poucas coisas mais úteis do que este artigo, especialmente se estivermos no meio empresarial ou num evento em que seja necessário tirar notas; as fitas lanyard, um produto clássico no que toca a brindes personalizados, quer seja em conferências, onde é necessário ter um cartão de identificação, ou em festivais, vão ser apreciadas por quem as receber; os copos reutilizáveis personalizados uma vez que cada vez existe maior consciência de que há um planeta para salvar e os copos de plástico descartáveis deixaram de ter lugar nos eventos. Também existem os sacos reutilizáveis personalizados, uma das melhores publicidades que pode ter. Quem o receber vai ficar feliz pelo presente e a sua marca vai estar em constante exposição. E como não poderia faltar, as t-shirts personalizadas com o logótipo da marca que são o brinde mais antigo de sempre e também o mais desejado: são uma oferta intemporal e com grande utilidade.
O branding é, sem dúvida, o reflexo de tudo o que uma marca representa, pelo que todos os pormenores devem ser tidos em conta. Se ainda não considerava que a oferta promocional era um deles, do que está à espera para a implementar na sua empresa e poder surpreender tanto a clientes atuais como a futuros?