Brian Wilson, PJ Harvey e os que mais queremos ver no Primavera
Animal Collective
Novo álbum, Painting With (a 19 de fevereiro), e a fantasia sonora do costume. Estes americanos nunca fazem nada da mesma maneira, nem em disco nem em palco. E é costume ambos ficarem na memória. Se assim é, melhor estar lá. E se acontecer no dia de Brian Wilson ainda ganhamos a Barcelona.
[youtube:cuoIvNFUY7I]
Algiers
É gospel mas não soa a quem canta pelo bem. É soul mas não é romance nem desejo. Ou melhor, é como se a Motown fosse um daqueles esconderijos pouco dado a convidados da melhor fase da série True Detective. A canção do sul dos EUA a invocar todos os demónios. E o vocalista, Franklin James Fisher, é um reverendo misterioso que merece um palco com espaço.
[youtube:g3L0NI8vcMg]
Brian Wilson
Haverá alguém que ainda não parou para pensar numa ida ao Parque da Cidade para ver Brian Wilson? Para ouvir Pet Sounds por quem o fez? Para recordar o momento que mudou a história da música pop? O disco maravilha dos Beach Boys faz 50 anos a 16 de maio. Dar-lhes os parabéns em pessoa só nos fica bem.
[youtube:-5cuI5NTKVk]
Car Seat Headrest
Teens of Style é o álbum que interessa neste momento mas é bonito recordar que Will Toledo, o homem-banda que assina com estas três palavras, editou mais de uma dezena de coleções de canções na internet desde 2010. Depois de um contrato com a Matador, o mundo ficou mais a par do que é ter dores adolescentes que se metem nas conversas dos adultos.
[youtube:bhnbQ8SSWWc]
Drive Like Jehu
Regressaram, 20 anos depois, para um ou outro concerto e agora é o que se vê, mundo com eles. Entre o hardcore e o "que raio vem a ser este rock", os Drive Like Jehu precisaram de meia década para influenciar meio mundo. Após duas décadas, podem fazê-lo outra vez.
[youtube:Z7zmdVXA0xU]
Freddie Gibbs
É comum os americanos falarem de Gary, cidade do estado de Indiana, como a pior terra dos EUA - ou uma das piores, vá. Em bom inglês-americano diz-se shit hole. No meio dessa história miserável, Gary safa-se por ter dado ao mundo Michael Jackson. Gibbs ainda não está no mesmo nível mas é dos rufias do hip hop com mais talento a aparecer nos últimos anos. Ele que traga Gary, queremos ver isso.
[youtube:FESpRU9LrmM]
Linda Martini
Quer seja à luz do sol ou já de noite, como mandam as coisas do rock, os Linda Martini têm a mania de atear a maralha. Servem de rastilho e depois não há quem pare o que acontece em volta do palco. Tudo isto é bom, melhor ainda quando nos lembramos que nessa altura já haverá disco novo, Sirumba. Festa de rua com uma colina relvada no lugar de alcatrão? Ótimo.
[youtube:nTM4mC40bEw]
Moderat
Novo disco, III, em abril? Concerto no Primavera em junho? Moderat outra vez no meio de nós? Estes alemães devem estar loucos e nós com eles e assim é que se quer. Digitália para esquecer o que veio antes e o que está para a acontecer, é isso que estes três têm para oferecer. Parece pouco mas é uma arte, é mesmo.
[youtube:DoxUiqUpkw4]
Mudhoney
Foram estes os verdadeiros garotos podres de Seattle. Viram tudo começar e acabar enquanto iam à vida deles. Punk rock, filhos da garagem numa terra onde só chove e a distorção das guitarras serve de lareira. Do fim dos anos 80 para mudar os 90 e chegar ao novo século com estatuto de gente grande.
[youtube:_nGsT_qFMBs]
PJ Harvey
Vai chegar ao Porto quase dois meses depois de The Hope Six Demolition Project estar disponível. É o novo álbum da inglesa, gravado num estúdio montado na Sommerset House, em Londres. A gravação podia ser visitada, como peça de museu em construção. Agora é tempo de a conhecer de corpo inteiro. Diz quem sabe que o sucessor de Let England Shake (2011) é um olhar crítico sobre o mundo. Vamos a isso.
[youtube:7ReW0jJkag8]
Sensible Soccers
A página de Facebook dedicada ao concerto que os Sensible Soccers vão dar a 11 de março, na ZDB, em Lisboa (apresentação do novo álbum), diz que há 1700 pessoas interessadas. Não vai dar. Nem com um segundo concerto confirmado para o dia seguinte (o primeiro já esgotou). E se 1700 disseram que gostavam de ver estes que são dos mais destemidos da pop portuguesa, então isso quer dizer que há mais quem goste mas não clicou: ora tomem lá um festival.
[youtube:DroXiB90H5I]