Bolsonaro vence em Portugal

O candidato da extrema-direita (PSL) Jair Bolsonaro, venceu nos consulados brasileiros em Portugal, com mais de 50 % dos votos.
Publicado a
Atualizado a

"Quase 60% dos votos, mais concretamente 59,80%, em Faro foram para o candidato Jair Bolsonaro", disse à Lusa o representante diplomático responsável pelo ato eleitoral no consulado de Faro, salientando que a afluência às urnas foi "fraca". Apenas 22% dos eleitores inscritos.

A fonte consular explicou que a afluência foi maior durante o período da manhã, tendo à tarde havido alguns fluxos maiores de eleitores de acordo com os horários das chegadas dos comboios a Faro.

"Muito dos eleitores não residem em Faro, vem de outras zonas do Algarve ou do Alentejo, uma vez que a área de abrangência do consulado vai até Portalegre", incluindo distritos de Évora e Beja, explicou.

No Porto, Jair Bolsonaro também venceu com larga maioria, disse à Lusa a vice-consul Lígia Verde, que adiantou que em segundo lugar ficou Ciro Gomes (o candidato que encabeça o Partido Democrático Trabalhista), ficando em terceiro o candidato do PT, Fernando Haddad.

Naquele consulado "a afluência foi enorme", chegando a haver pessoas que esperaram cerca de três horas para votar, admitiu a vice-cônsul.

"A afluência foi bem maior do que a esperada", afirmou Lígia Verde.

Em Lisboa, o candidato de extrema-direita conquistou 56% dos votos dos brasileiros que votaram.

O número foi divulgado esta noite, na antena da TSF, pela jornalista Juliana Miranda, que obteve os números junto do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, depois de ter passado todo o dia junto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um dos locais de votação em Portugal.

Um total de 147,3 milhões de brasileiros foram chamados este domingo a votar nas eleições em que estarão em disputa o cargo de Presidente, mas também de representantes no parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e nos governos regionais.

Cerca de 40 mil brasileiros residentes em Portugal estavam aptos a votar nesta primeira volta das eleições presidenciais, segundo dados da Embaixada do Brasil em Portugal. Mais 10 mil recenseados do que em 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt