Brasileira Letícia Ramos venceu prémio BES Photo
Os finalistas desta edição do prémio eram Délio Jasse (Angola), José Pedro Cortes (Portugal) e Letícia Ramos, todos com obras inéditas, expostas desde o final de maio, no Museu Berardo, no âmbito do galardão.
Resultado de uma parceria entre o Banco Espírito Santo (BES) e o Museu Coleção Berardo, o prémio realizou este ano a sua quarta edição com estatuto internacional, abrangendo não apenas artistas de nacionalidade portuguesa, mas também brasileira e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
A fotógrafa, nascida em 1976 em Santo António da Patrulha, vive e trabalha em São Paulo, tendo já sido distinguida no passado com o Prémio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2010) e o Prémio Brasil Fotografia - Pesquisas Contemporâneas (2012). Já no ano passado participou no programa "Encontros na Ilha" da 9.ª Bienal do Mercosul.
Letícia Ramos foi um das finalistas do Prémio BES Photo, juntamente com Délio Jasse (Angola) e José Pedro Cortes (Portugal). Na altura, em comunicado, o júri da seleção referiu que a fotógrafa "revela um amadurecimento da sua prática artística, evidenciando pelas recentes exposições no espaço Pivô, em São Paulo, e no Museu do Trabalho de Porto Alegre. Para ambas, a artista construiu aparatos que mostram o processo de criação de imagens ao mesmo tempo simples e sofisticadas, sugerindo também uma reflexão sobre a evolução do meio fotográfico."