Brasileira Irmã Dulce será beatificada no domingo

As celebrações da beatificação da brasileira irmã Dulce começam no sábado em Salvador da Baía, onde se realizará no domingo o evento principal que a oficializará como beata, após a aprovação do Vaticano em Dezembro do ano passado.
Publicado a
Atualizado a

A missa da beatificação será celebrada no Parque de Exposições de Salvador, no dia 22 de maio, dia do aniversário de Irmã Dulce e também a data dedicada a Santa Rita de Cássia. A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas assistam à cerimónia, que será comandada pelo padre Manoel Filho, o mesmo que realizou a missa de beatificação de Irmã Lindalva, em 2007.

Irmã Dulce, nascida em 1914 na Baía, foi reconhecida como beata por um decreto assinado pelo papa Bento XVI em Dezembro de 2010.

De acordo com os registos utilizados pelo processo de beatificação, o milagre realizado pela freira foi concedido a Cláudia Cristiane dos Santos, uma mulher que sofrera uma hemorragia durante o parto e a quem os médicos davam hipóteses remotas de sobrevivência, em 11 de Janeiro de 2001. Este acontecimento ocorreu no Hospital Maternidade São José (Itabaiana-SE), dirigido por religiosas que pertencem à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, a mesma de Irmã Dulce. No relatório, aprovado pelo Vaticano, a recuperação de Cláudia ocorreu depois de o padre José Almi de Menezes ter pedido à Irmã Dulce, falecida em 1992, que salvasse a paciente.

A beatificação é o primeiro passo para ser considerada "santa". Para a canonização, no entanto, é necessária ainda a comprovação de mais dois milagres. Conforme o calendário divulgado pela Arquidiocese de Salvador, no sábado que antecede a cerimónia de beatificação haverá uma missa, seguida de vigília. No domingo, o principal evento ocorrerá às 17:00 (21:00 em Lisboa), antecedido por uma apresentação audiovisual sobre a vida e obra da freira, com a participação de 700 alunos do núcleo de educação da Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt