Brasil encomenda 11,5 milhões de vacinas contra a febre-amarela
O Ministério da Saúde do Brasil encomendou 11,5 milhões de doses da vacina contra a febre-amarela, diante do maior surto que está a ocorrer no país desde os anos de 2000, divulgou hoje a imprensa internacional.
De acordo com o portal eletrónico de notícias da BBC, cerca de 5,5 milhões de doses de vacinas já foram enviadas a cinco estados que confirmaram casos ou estão em risco. As outras, num total de seis milhões, que foram encomendadas chegarão em breve.
Cerca de 70 casos já foram confirmados - incluindo aproximadamente 40 mortes pela febre-amarela, ocorrendo maioritariamente na zona rural do estado de Minas Gerais.
Mais de 450 casos de pessoas doentes estão sob investigação das autoridades de saúde do Brasil.
A febre-amarela é uma doença potencialmente fatal transmitida por mosquitos.
Uma grande parte do Brasil é considerada de risco para a febre-amarela, mas o país registou poucos casos nos últimos anos.
O Governo de Minas Gerais declarou estado de emergência de 180 dias.
Houve também casos confirmados em São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, no Espírito Santo (com uma morte confirmada) e Baía, ambos vizinhos de Minas.
"Quanto mais casos há, mais existem oportunidades de o surto aumentar e espalhar-se em áreas urbanas", declarou Jimmy Whitworth, professor de saúde pública internacional na London School of Hygiene and Tropical Medicine.
Segundo o professor, "as autoridades brasileiras estão a levar a situação muito a sério e parecem ter 'stock' suficiente de vacinas".