Bombista de Boston vai ser formalmente condenado à morte a 24 de junho
Um dos autores do duplo atentado de Boston Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, vai ser condenado formalmente à pena de morte pela justiça norte-americana no próximo dia 24 de junho, disse hoje o juiz responsável pelo caso.
O juiz George O'Toole vai proferir a sentença depois de um júri ter decidido, por unanimidade, em meados deste mês que Dzhokhar Tsarnaev devia ser punido com a pena capital por causa do papel que desempenhou no duplo atentado perpetrado a 15 de abril de 2013.
Nesse dia, duas bombas artesanais explodiram junto da linha de chegada da popular maratona de Boston (Estado de Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos), matando três pessoas e ferindo outras 264. Este duplo atentado foi considerado como o mais grave nos Estados Unidos desde os ataques do 11 de setembro de 2001.
Na audiência de 24 de junho, o ex-estudante universitário muçulmano, de origem chechena, terá a oportunidade de falar, bem como os sobreviventes do atentado, antevendo-se depoimentos emotivos.
O jovem será depois transferido para duas possíveis unidades prisionais: a prisão de alta segurança ADX Florence, no Colorado, ou o estabelecimento prisional em Terre Haute, Indiana, onde condenados do sexo masculino por crimes federais ficam no corredor da morte.
A 15 de maio, um painel de jurados demorou mais de 14 horas para decidir entre a prisão perpétua e a pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev, que enfrentava um total de 30 acusações federais, das quais 17 eram passíveis da aplicação da pena capital.