Bombas contra sunitas matam 49 pessoas no Iraque
Este surto de violência surge num contexto de confrontos sectários no Iraque que já mataram dezenas de milhares de pessoas, e acontece num momento de tensão no país entre a minoria sunita e a maioria xiita.
Uma bomba explodiu quando fiéis saiam da mesquita de Saria na cidade de Baquba, a norte de Bagdade, enquanto uma segunda bomba foi detonada depois de pessoas se terem reunido no local da primeira explosão, matando um total de 41 pessoas e ferindo 57, segundo a polícia e um médico.
Na cidade de Madain, a sul de Bagdade, uma bomba explodiu perto do cortejo fúnebre de um homem sunita, matando oito pessoas e ferindo cerca de 25, afirmaram as autoridades de saúde e de segurança locais.
Os atentados são os mais recentes de uma vaga de ataques contra sunitas e xiitas nas últimas semanas e surgem dois dias após ataques contra alvos xiitas.
As tensões entre o governo xiita de Maliki e membros da minoria sunita que acusam as autoridades de atacarem a sua comunidade por meio de detenções injustas e acusações de envolvimento em atividades terroristas.