Bombardeiros B-52 dos EUA vão sobrevoar os Balcãs em demonstração de "compromisso"
Dois bombardeiros B-52 da Força Aérea dos EUA vão voar esta segunda-feira sobre os Balcãs, numa demonstração de compromisso com os aliados da NATO quando aumentam as tensões decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os dois bombardeiros irão realizar voos de baixa aproximação sobre o edifício governamental em Skopje, na Macedónia do Norte, e a Praça Skanderbeg, em Tirana, na Albânia. Também vão voar pela costa de Montenegro e Lovrijenac em Dubrovnik, na Croácia.
"O objetivo é demonstrar o compromisso e a garantia dos EUA aos aliados e parceiros da NATO localizados no sudeste da Europa", disse a Força Aérea dos EUA na Europa em comunicado.
O B-52H Stratofortress é um bombardeiro pesado de longo alcance capaz de lançar a maior variedade de armas do inventário dos EUA.
Aliados da NATO estão a enviar navios e jatos para reforçar o flanco leste da Aliança Atlântica em resposta à agressão da Rússia na Ucrânia.
Em junho, a Força Aérea dos EUA também despachou dois F-35 para realizar voos de baixa aproximação sobre os Bálticos.