Bombardeamento russo faz dois mortos e corta eletricidade em Kherson
O bombardeamento russo em Kherson nesta quinta-feira deixou a cidade do sul da Ucrânia sem eletricidade, disse o governador regional, depois de os ataques ao centro urbano recapturado pelas forças ucranianas terem feito pelo menos dois mortos.
"Kherson está completamente sem energia devido ao bombardeamento inimigo. Está a decorrer um bombardeamento numa infraestrutura crítica na área portuária da cidade. Na primeira oportunidade, os trabalhadores do serviço de eletricidade vão começar a restaurar a energia", disse Yaroslav Yanushevych nas redes sociais.
As forças russas capturaram Kherson, que tinha uma população pré-guerra de quase 30 mil pessoas, logo após invadir a Ucrânia em fevereiro.
O exército da Ucrânia recapturou a cidade no mês passado numa derrota militar e simbólica significativa para Moscovo.
O ministério da Ucrânia responsável pela reintegração do território recapturado disse esta quinta-feira que 11 mil pessoas deixaram Kherson desde que foi a cidade recapturada pelas forças de Kiev.
As autoridades regionais estimaram que cerca de 100. mil residentes tenham permanecido em Kherson durante a ocupação russa.
"Infelizmente, bombardeamentos constantes impedem (a cidade de Kherson) de restaurar totalmente a vida normal", disse o vice-primeiro-ministro Iryna Vereshchuk.
As forças russas recuaram para a margem oposta do rio Dnipro, que corre ao longo de Kherson, e desde então têm bombardeado a cidade repetidamente, danificando infraestruturas importantes.

