Bolt vs. Gatlin, o super-herói e o vilão no duelo mais esperado
Quem é o homem mais rápido do mundo? Desde 2008 que a resposta tem sido óbvia: Usain Bolt. Mas os últimos dois anos têm tornado o polémico Justin Gatlin num legítimo aspirante a esse estatuto. A dúvida para os Mundiais de atletismo de Pequim, que começam amanhã (durante a madrugada em Portugal), é precisamente essa: estará Bolt em condições de defender o seu reinado?
O jamaicano, que hoje celebra o 29.º aniversário, não tem dúvidas: "Estou no máximo, em grande forma. Tenho estado a correr bem e a arrancar melhor. Estou feliz e pronto", disse, em conferência de imprensa, o campeão olímpico, ele que está de regresso à cidade que o viu irromper como um relâmpago em 2008, qual super-herói, com medalhas de ouro nos 100, 200 e 4x100 metros nos Jogos de Pequim.
Nos últimos dois anos, porém, Bolt esteve muito longe do que já demonstrou. Entre problemas físicos e período sabático, só por duas vezes correu abaixo dos 10 segundos nos 100 metros nos dois últimos anos civis - a última vez foi há um mês, no meeting de Londres para a Liga Diamante, com a marca de 9,87 segundos.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN