Bolsa espanhola suspende negociação do Bankia
Além do Bankia foi também suspensa a negociação das ações da sua holding, o BFA.
O jornal Expansion refere, na sua edição de hoje, que o Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB), que gere as entidades nacionalizadas (incluindo o Bankia), vai avaliar cada uma das ações do Bankia em 0,01 euros.
Esse preço será depois usado para transformar os seus títulos contingentes convertíveis (conhecidos na gíria como "cocos") em ações, no âmbito do plano de saneamento e recapitalização aprovado pelas autoridades espanholas e europeias.
Se esta avaliação se confirmar, significa a perda quase total do investimento dos atuais acionistas, entre os quais se incluem mais de 400 mil investidores privados, com a empresa a passar de um valor de 4.000 milhões para menos de 20 milhões de euros.
Assim o FROB, que controla 52% do capital do Bankia, perderia 1.900 milhões de euros e os investidores privados quase 2.100 milhões de euros.
Depois de registar perdas significativas no último ano, as ações do Bankia fecharam a negociação na quarta-feira a valer 0,468 euros, uma queda de 10,8%.
O Expansion explica que a definição do valor das ações em um cêntimo é a primeira fase na operação de saneamento da entidade e pretende evitar que o banco deixe de cotizar, o que criaria problemas adicionais para operações como o fornecimento de liquidez a detentores de participações preferentes.