Bolsa de Hong Kong oferece 33,1 mil ME pela bolsa de Londres

O operador da bolsa de Hong Kong ofereceu 26,6 mil milhões de libras (33,1 mil milhões de euros) para comprar a bolsa de Londres, indicou hoje a agência de informação financeira Bloomberg.
Publicado a
Atualizado a

O presidente-executivo da Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEX), Charles Li, disse que o negócio entre a HKEX e a London Stock Exchange Group (LSEG) irá "redefinir o mercado de capitais global nas próximas décadas".

Caso este acordo venha a ser concluído, o que se prevê que possa acontecer no segundo semestre de 2020, será o maior da história da bolsa de Hong Kong.

Em 2012, o operador da bolsa de Hong Kong já havia comprado a London Metal Exchange por 1,4 mil milhões de libras (1,57 mil milhões de euros).

Para Charles Li, as duas empresas têm "grandes marcas, solidez financeira e um comprovado histórico de crescimento".

"Juntos, ligaremos o Leste e o Oeste, seremos mais diversificados e poderemos oferecer aos clientes uma maior inovação, gestão de riscos e oportunidades de negociação", salientou em comunicado.

O presidente executivo da Partners Capital International em Hong Kong, Ronald Wan, afirmou a propósito desta oferta de compra que "estas são as duas maiores bolsas do mundo", e lembrou que "um 'takeover' [tomada de controle] por parte de Hong Kong, uma região administrativa especial da China, poderia ser visto como um 'takeover' por parte da China".

"Não será fácil eliminar todos os obstáculos em termos de regulação", alertou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt