Bob canta Frank. O respeitinho é muito bonito - e bom

O respeitinho é muito bonito. Quem o diz é Bob Dylan que, aos 73 anos, se atirou a dez canções do cancioneiro americano, imortalizadas na Voz: sim, Bob canta no seu novo álbum dez temas interpretados, algures no tempo, há muito tempo, por Frank Sinatra.
Publicado a
Atualizado a

Não se esperem facilidades: os clássicos - e são clássicos de que falamos - não são os óbvios, como também não seria óbvio que Dylan surgisse assim, em formato de quinteto (três guitarras, um baixo e percussão) para uma voz despojada, sem disfarces.

"Adoro estas canções, e não vou desrespeitá-las. Estragar estas canções seria um sacrilégio", admitiu o próprio na primeira entrevista sobre o álbum no site da AARP, a Associação Americana de Reformados. Assim se vê: o respeitinho é muito bonito. "Já todos ouvimos estas canções serem estragadas, e estamos habituados. De alguma forma, queres corrigir o errado", acrescentou Bob Dylan.

Sim, todos ouvimos, de facto, estas canções estragadas. Mas neste regresso aos discos - é o 36º na carreira de Dylan - o que se ouve em Shadows in the Night, hoje lançado, é aquela voz velha e rugosa, no tom certo e com as palavras adequadas, que reconhecemos em Bob, apropriando-se destas canções também para o seu cancioneiro, naquilo que é o seu trabalho mais recente.

O americano do Minnesota não facilitou na abordagem. De I"m a Fool to Want You a That Lucky Old Sun, são 36 minutos em que Dylan não se livrou de pensar em Sinatra. Nem podia ser de outro modo, como o próprio admitiu na referida entrevista. "Quando começas, tens de ter Frank na cabeça. Porque ele é a montanha. E é a montanha que tens de subir, mesmo que só o consigas em parte."

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Oiça aqui a versão original de Stay With Me, de Frank Sinatra:

[youtube:D4C9HLhmPMA]

Oiça aqui a versão de Stay With Me, de Bob Dylan:

[youtube:tt1BBubMHzM]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt