Boa governação em África volta a ter um nome
Esteve duas edições sem ser atribuído por falta de candidatos com mérito suficiente, mas para a de 2014 o Prémio Mo Ibrahim encontrou um vencedor à altura: Hifikepunye Pohamba, presidente cessante da Namíbia. Fundador da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), Pohamba tem 79 anos e estava no poder há dez.
"África está a mudar e a evoluir e a governação africana está a evoluir e a melhorar. A qualidade da gestão africana está a evoluir no sentido de ter instituições governativas sólidas, credíveis e eficazes", disse Pedro Pires, ex-presidente de Cabo Verde, em declarações feitas por telefone à agência Lusa, a partir de Nairobi, onde o anúncio do prémio foi ontem realizado. Mas admitiu que "isso leva tempo".
Pedro Pires, de 80 anos, foi o último vencedor do Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana em 2011. Antes dele foram distinguidos o ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano e o ex-presidente do Botsuana Festus Mogae, nas edições de 2007 e 2008.