Bloquistas apoiam protesto da Ordem dos Advogados
A posição de João Semedo foi expressa à saída de uma reunião com a bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga, na sede do BE, em Lisboa, que se realizou a pedido da Ordem.
"Se já temos uma justiça lenta, distante, tantas vezes injusta, parece-nos que vamos ficar com uma justiça ainda mais distante, ainda mais lenta, provavelmente mais cara e mais injusta para os cidadãos", afirmou João Semedo.
"É isso que leva o BE a ter expresso à senhora bastonária da Ordem dos Advogados o apoio à jornada de protesto de 15 de julho, convencidos que a democracia precisa, para ser melhor, para ser mais rica, de uma justiça melhor. Uma justiça melhor é incompatível com o novo mapa judiciário", expressou o coordenador bloquista, ao lado da deputada Cecília Honório, que também participou da reunião.
Para João Semedo, "o ano judicial arrisca-se a cair num enorme caos, numa enorme desorganização", com a entrada em vigor do novo mapa judiciário
A bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, explicou aos jornalistas que pediu reuniões com os partidos com assento parlamentar que se opuseram à reorganização do mapa judiciário, acrescentando que já efetuou "contactos com o PS" e tem "agendada uma reunião com o PCP".
"O BE partilha das mesmas preocupações da Ordem dos Advogados, reconhecendo que a atuação do Governo na área da justiça, e muito especificamente com esta reforma classificada como novo mapa judiciário, representa um atentado contra o estado de direito", disse Elina Fraga.
A bastonária declarou que mais do certificar-se da posição do BE, que já era pública, quis "endereçar um convite para que os partidos possam estar presentes na defesa do Estado de direito e na defesa dos direitos, liberdades e garantias".
A reorganização judiciária preconiza a criação de 23 comarcas, o fecho de 20 tribunais e a transformação de outros tribunais em 27 secções de proximidade.