Bloguista dissidente autorizada a sair do país
A bloguista dissidente cubana, Yoani Sanchez, impedida várias vezes pelo governo cubano de sair do país, viu esta quarta-feira o seu passaporte ser finalmente emitido pelas autoridades de Havana ao abrigo da nova lei migratória, em vigor desde 14 de janeiro, anunciou Yoani.
"Incrível! Telefonaram-me para casa para me avisar que o passaporte já estava pronto!", escreveu a bloguista, de 37 anos, na sua conta do Twitter.
Yoani Sanchez, Filóloga e criadora do blogue "Generación Y", muito critica do governo cubano, não conseguiu deslocar-se ao Brasil no ano passado, após as autoridades cubanas lhe recusarem a autorização para sair do país. Antes da entrada em vigor da nova lei, as autoridades já tinham negado a Yoani a autorização para viajar por 19 vezes.
O governo cubano acusa a bloguista dissidente de ser um "mercenário" ao serviço de Washington e de prover uma "guerra informática" contra Cuba, fomentada e financiada pelos Estados Unidos.
Yoanis já recebeu numerosos prémios internacionais, entre os quais o Prémio Ortega et Gasset, do jornal espanhol El País. Também foi eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e o canal televisivo CNN classificou o seu blogue como um dos 25 melhores blogues do planeta. No entanto, Yoanis Sanchez é praticamente desconhecida no seu país, onde os meios de comunicação são controlados pelo estado e o acesso à Internet limitado.