Bloco de Esquerda quer ver propostas concretas

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca, disse hoje que o seu partido sempre defendeu "maior transparência na administração pública pela via dos concursos" e que aguarda mais pormenores "das linhas gerais da proposta" hoje apresentadas pelo governo.
Publicado a
Atualizado a

"Ainda é vago. Esperemos por uma proposta concreta, o que hoje ouvimos foi um enunciado, não conseguimos dizer ainda se é positivo ou negativo", disse frisando também "a importância de serem ouvidas as entidades representativas dos trabalhadores".

Mariana Aiveca falava no final de uma reunião com o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.

Neste encontro, o Governo apresentou os princípios gerais da sua proposta de alteração ao modelo de recrutamento, selecção e provimento para cargos de direcção superior da Administração Pública.

A proposta hoje apresentada aponta para um modelo em que o preenchimento de cargos de direcção superior deixará de ser efectuado unicamente por critério de escolha ministerial e passará a ser precedido de concurso aberto.

O concurso, por proposta governamental, será aberto a cidadãos, com ou sem vínculo à Administração Pública.

A deputada do BE adiantou que o seu partido defende a total transparência das regras concursais e salariais assim como a audição das entidades representativas dos trabalhadores.

"Os portugueses querem moralidade e moralização dos altos salários que ganham muitos gestores públicos", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt