Big Ben vai calar-se até 2021

O famoso relógio britânico vai entrar em trabalhos de restauro. As últimas badaladas antes da intervenção serão dia 21 ao meio-dia
Publicado a
Atualizado a

O famoso relógio Big Ben do parlamento britânico vai interromper as suas famosas badaladas para trabalhos de restauro. A partir de dia 21 ao meio-dia e até 2021 o silêncio vai reinar naquela que é uma das mais famosas torres do mundo, anunciou hoje a Câmara dos Comuns.

"Este programa de restauro essencial irá salvaguardar o relógio a longo prazo, assim como preservar e proteger a sua casa, a Torre Elizabeth", explicou Steve Jaggs, Guardião do Grande Relógio, citado pela Reuters.

Os martelos que atingiram o sino de 13,7 toneladas a cada hora nos últimos 157 anos vão ser travados e retirados do relógio. Ficam apenas garantidas badaladas para os momentos mais importantes, como as celebrações de Ano Novo.

O Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico, é património da humanidade. A torre de 96 metros está já meio tapada na sequência de um projeto maior de renovação. Durante os trabalhos, cada peça do relógio vai ser desmontada, examinada e restaurada. Os quatro mostradores do relógio vão ser limpos e reparados. A sua estrutura de ferro fundido vai ser renovada e os ponteiros vão ser remodelados.

Uma das faces do relógio estará sempre visível, embora em silêncio, e mostrará as horas graças a um motor elétrico, até que o mecanismo original volte a ficar operacional. Todos os sinos que marcavam o tempo a cada 15 minutos vão ser desligados, até à conclusão dos trabalhos daqui a quatro anos.

Para evitar saudades e registar as últimas badaladas desta década, Steve Jaggs convida todos a marcarem presença em frente ao Big Ben na próxima segunda-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt