Biden anuncia morte de Al-Zawahiri: "Justiça foi feita. Esse líder terrorista já não existe"

Líder da Al-Qaeda foi morto num ataque com drone em Cabul numa operação antiterrorista realizada durante o fim de semana.
Publicado a
Atualizado a

O presidente Joe Biden anunciou esta segunda-feira que os Estados Unidos mataram o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, num ataque aéreo em Cabul: "A Justiça foi feita. Esse líder terrorista já não existe", disse o presidente dos Estados Unidos em direto na televisão.

Zawahiri foi morto num ataque de precisão num enquanto estava à varanda de uma casa em Cabul, segundo disse um alto funcionário da Casa Branca à AFP.

"Dei a aprovação final para o eliminarem", afirmou o presidente norte-americano à imprensa, acrescentando que não houve qualquer vítima civil.

O mesmo alto funcionário lembrou que a presença na capital afegã do líder da Al-Qaeda estava em "clara vuiolação" dos acordos assinados entre os EUA e os talibãs em Doha, em 2020, preparatórios para a retirada da presença militar americana do país.

Zawahiri, considerado o cérebro por trás dos atentados de 11 de setembro de 2001 que fizeram quase 3.000 mortos em Nova iorque, assumiu a liderança da organização terrorista depois da morte de Osama bin Laden em 2011.

Este foi o primeiro ataque a longa distância realiado pelos EUA num alvo da Al-Qaeda no Afeganistão desde que as forças americanas retiraram, a 31 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt