Beto torna-se o segundo português a marcar um hat-trick na Serie A italiana
O avançado português Beto assinou este domingo (3) um 'hat-trick' na goleada caseira da Udinese sobre o Cagliari (5-1), enquanto o Nápoles, com Mário Rui, igualou o provisoriamente o AC Milan no comando da liga italiana de futebol.
Na 31.ª jornada, Beto, que há três temporadas alinhava nos campeonatos amadores em Portugal, chegou aos 11 golos na Serie A com o seu primeiro 'hat-trick' na prova, juntando o seu nome aos de Rui Barros, Rui Costa e Cristiano Ronaldo como os únicos jogadores portugueses a marcarem 10 ou mais golos numa edição do campeonato italiano.
Quanto a hat-tricks portugueses na Serie A, Beto imita um feito até agora apenas conseguido por Cristiano Ronaldo.
Beto festejou aos 45, 49 e 73 minutos na goleada sobre o Cagliari, que até chegou a estar em vantagem por João Pedro Galvão, antigo jogador brasileiro do Estoril Praia e Vitória de Guimarães e agora internacional italiano, aos 32. Becão, aos 39, e Molina, aos 59, ajudaram também a construir o triunfo largo da formação da casa.
Com este resultado, a Udinese segue num tranquilo 12.º posto, já sem o 'fantasma' da despromoção, enquanto o Cagliari é 17.º, apenas três pontos acima da zona de descida.
Ainda neste domingo, o Nápoles reforçou o estatuto de candidato ao título, com um triunfo por 3-1 no campo da Atalanta.
O emblema do sul de Itália, que chegou à vitória com Mário Rui a tempo inteiro e com golos de Insigne (14 minutos, de grande penalidade), Politano (37) e Elmas (81), passou a somar 66 pontos e 'colou-se' no topo ao AC Milan, que na segunda-feira recebe o Bolonha, na partida que fecha a ronda.
Por seu lado, a formação de Bérgamo, que fez o tento de honra pelo holandês De Roon (58 minutos), segue no sétimo posto, com 51 pontos.
No primeiro jogo do dia, a Fiorentina manteve-se na luta europeia (é oitava, com 50 pontos) com um triunfo caseiro sobre o Empoli, por 1-0, com um golo do argentino Nicolas González, aos 58 minutos, logo após Sebastiano Luperto ser expulso nos visitantes.