Bernardo Moreira em direto faz apanhado do seu percurso

O contrabaixista está em destaque na sexta sessão do ciclo "Histórias de jazz em Portugal", no Hot Clube de Portugal. Conversas e concertos transmitidos em direto no site do DN.
Publicado a
Atualizado a

Esta noite voltam as "Histórias de jazz em Portugal", ciclo criado por António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, desta vez ao Hot Clube de Portugal, em Lisboa, onde o contrabaixista Bernardo Moreira será o músico em destaque.

Se hoje estará à conversa com os organizadores do ciclo, já amanhã apresentará um concerto para o qual teve carta branca. "Procurei fazer um apanhado de algumas coisas que andei a tocar nestes anos todos, mas também selecionei temas dos músicos com quem tenho tocado. Acho que será um repertório interessante porque mostra várias tendências dentro do meu percurso, do jazz puro e duro a outras que ficam na fronteira da fusão com a música portuguesa", conta ao DN.

Aliás, no seu percurso pelo jazz tem também integrado referências da música portuguesa. Recorde-se, por exemplo, o álbum que lançou em 2003, Ao Paredes Confesso. "Hoje em dia há que ser versátil, sendo que podem-se fazer coisas muito interessantes a partir do nosso património. Há uma riqueza enorme na nossa música que pode ser potenciada", afirma.

Amanhã, além do concerto, realizar-se-á um debate a entre os criadores deste ciclo e os músicos António Quintino, José Salgueiro e Óscar Marcelino da Graça. Já esta noite, depois da conversa com o próprio Bernardo Moreira, realizar-se-á um concerto de um combo da Escola JB Jazz, que vão tocar apenas repertório da autoria do contrabaixista. "A verdade é que o panorama musical português nos últimos dez anos mudou muito. Parece que se deu um surto epidémico de bons músicos e isso é sinal de vitalidade num país tão pequeno e com tantas dificuldades", salienta.

Para Bernardo Moreira este cenário "enriquece brutalmente o meio e põe os músicos mais velhos em sentido". E acrescenta: "A música é uma espécie de escravatura eterna, não se pode relaxar. Isto permite-nos manter uma certa atualização."

Estes dois dias de conversas e concertos no Hot Clube terão transmissão em direto no site do DN.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt