Benfica vence V. Guimarães com golo de Markovic
No Estádio da Luz, o sérvio marcou aos 40 minutos e garantiu ao Benfica a sua 15.ª vitória no campeonato, um dia depois de o FC Porto, campeão em título, ter perdido em casa com o Estoril-Praia, por 1-0.
Com o triunfo de hoje, o Benfica passou a somar 49 pontos e tem agora o segundo classificado, o Sporting, a cinco pontos, já que o FC Porto caiu para terceiro, com 42, à entrada do último terço do campeonato.
O domínio do Benfica apenas teve concretização com um golo, aos 40 minutos - mas que fica para a história pela excepcional execução. Tudo começou com um passe muito bem medido de Rodrigo para Markovic, a que o sérvio deu seguimento com um "chapéu" sobre Douglas, indo depois amortecer a bola com a coxa e empurrar para a baliza deserta.
Após o brilharete da vitória em Salónica (1-0), para a Liga Europa, tudo corre bem para o Benfica, que na quinta-feira regressa à Luz para a segunda metade da eliminatória com o PAOK, em que é franco favorito.
Filme do jogo:
90+4' Final da partida
86' Remate perigoso de Salvio (Benfica). Após passe de Ruben Amorim
85' Substituição: Entra Rúben Amorim, sai Lima (Benfica).
83' Lima a desperdiçar. Frente à baliza de Douglas, o brasileiro atira ao lado.
78' Falta de Tiago Rodrigues com entrada dura sobre Luisão.
70' Substituição: entra Salvio, sai Sulejmani (Benfica).
68' Substituição: entra Tiago Rodrigues, sai Crivellaro (V. Guimarães).
67' Substituição: entra Hernâni, sai Barrientos (V. Guimarães).
64' Luisão remata de cabeça, a bola foi parar às mãos de Douglas.
62' Cartão amarelo para Barrientos por travar Markovic em falta.
59' Benfica com dez unidades. Assistência fora das quatro linhas a Jardel que atua com uma touca de natação para proteger a cabeça.
54' Cartão Amarelo para Moreno (V. Guimarães). Por mão na bola.
52' Grande oportunidade de golo para o Vitória de Guimarães. Defesa do Benfica batida. Após excelente cruzamento de Marco Matias, o nigerino Maazou cabeceou para defesa de Oblak.
51' Douglas evita o 2-0. Sílvio enche o pé com um remate forte para grande defesa de Douglas.
45' Início da segunda parte. Bola para o Vitória de Guimarães. As equipas com os mesmos 'onzes' em campo.
36.242 espectadores na Luz
O Benfica merece estar em vantagem no marcador. Lazar Markovic, 19 anos, a levar os adeptos encarnados ao delírio após um golo tecnicamente perfeito aos 40 minutos com um chapéu sobre Douglas. Os vimaranenses a jogar em contra-ataque tem procurado criar perigo junto da baliza de Oblak.
45'+ 5 Termina a 1.ª parte na Luz
45' Cartão Amarelo para David Addy (V. Guimarães). Por falta sobre Markovic.
40' Golo de Markovic!Com assistência de Rodrigo, Markovic, no limite do fora de jogo, surge na frente de Douglas e faz um "chapéu" ao guarda redes do V. Guimarães e toca para o golo.
36' V. Guimarães procura o golo. Maazou recebe na direita, ganha espaço e atira com força para grande defesa de Oblak.
29' Markovic desmarca Rodrigo. O espanhol tenta servir Sulejmani na cara do golo. Paulo Oliveira afastar para canto.
22' Rodrigo desperdiça oportunidade de golo na área após passe de Markovic
19' A defesa do Benfica afasta o livre cobrado por Pedro Correia. Markovic procura seguir para o contra-ataque.
15' Agora o Guimarães a procurar o golo. Luisão afasta o perigo após o centro de Crivellaro. Duas boas intervenções do capitão encarnado.
10' O Benfica pressiona, mas a lesão de Jardel condiciona o ímpeto encarnado.
08' Jardel abandona o terreno de jogo para ser assistido. reentra com uma ligadura na cabeça e nariz.
05' Choque de Enzo Pérez e Jardel. O central brasileiro está a sangrar na cabeça. Jogo interrompido.
01' Rodrigo a rematar à boca da baliza para excelente defesa de Douglas.
01' Já se joga na Luz. O algarvio Nuno Almeida apita.
Jogo 400 do capitão do Benfica. Luisão chegou à luz no verão de 2003.
Cerca de 35 000 espectadores nas bancadas.
Notada a ausência de Garay, que dá o lugar o Jardel no eixo da defesa. Nem o argentino nem Cardozo estão presentes sequer no banco de suplentes.
BENFICA: Oblak; Sílvio, Luisão, Jardel e Siqueira; Markovic, Fejsa, Enzo Pérez e Sulejmani; Lima e Rodrigo. Suplentes: Artur, Steven Vitória, Ruben Amorim, Funes Mori, Djuricic, Salvio e Ivan Cavaleiro
V. GUIMARÃES: Douglas; Pedro Correia, Paulo Oliveira, Moreno e Addy; Leonel Olímpio, André Santos e Crivellaro; Marco Matias, Maazou e Barrientos. Suplentes: Assis, Josué, Tomané, Hernâni, Cafú, Malonga e Tiago Rodrigues
O Benfica procura cimentar esta segunda feira (20.15, BenficaTV) a liderança da I Liga portuguesa de futebol, na receção ao Vitória de Guimarães, no jogo que encerra a 20.ª jornada, dirigido pelo algarvio Nuno Almeida.
O defesa Garay e o avançado Cardozo regressaram aos convocados do Benfica. Os dois jogadores, que falharam o jogo com o PAOK devido a problemas físicos, voltaram às opções do técnico Jorge Jesus, que hoje não vai poder contar com os castigados Maxi Pereira e Gaitán.
Depois da derrota caseira do FC Porto, antigo segundo classificado, no domingo, frente ao Estoril-Praia (1-0), os "encarnados" podem aumentar a vantagem no comando da prova.
Caso vença em casa os vimaranenses, o Benfica passa a ter mais cinco pontos do que o Sporting, que venceu no sábado o Rio Ave (2-1), e sete do que o FC Porto.
Nos "encarnados" a grande dúvida é o regresso do argentino Ezequiel Garay e do paraguaio Óscar Cardozo, que falharam, por lesão, o jogo com o PAOK Salónica (1-0), da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, na quinta-feira.
O Vitória de Guimarães, que nas últimas 15 visitas à Luz para o campeonato só venceu um encontro e empatou dois, procura aproximar-se do quinto posto, ocupado pelo Nacional, que tem mais quatro pontos.
Rui Vitória não poderá contar com o lesionado Kanú e com o castigado André André. Douglas, Marco Matias e Barrientos estão em perigo de suspensão.
O árbitro do encontro é Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve. Este será o 67.º encontro dirigido pelo juiz algarvio, que se encontrou com o Benfica por duas ocasiões esta temporada, sempre na Taça de Portugal (Gil Vicente e Penafiel).
Lista dos 20 convocados:
- Guarda-redes: Artur Moraes e Oblak.
- Defesas: Jardel, Luisão, Steven Vitória, Siqueira, Garay e Sílvio.
- Médios: Ivan Cavaleiro, Sulejmani, Salvio, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim e Djuricic.
- Avançados: Cardozo, Rodrigo, Funes Mori, Lima e Markovic.