Benfica vence Magdeburgo e conquista Liga Europeia de andebol

Encarnados conquistam assim o segundo maior título europeu de clubes da modalidade.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica alcançou este domingo um dos mais importantes feitos da sua história no andebol ao vencer a Liga Europeia da modalidade, depois de triunfar frente aos alemães do Magdeburgo, por 40-39, após prolongamento, na final disputada em Lisboa.

Com este triunfo, perante um pavilhão Altice Arena repleto de benfiquistas, o Benfica conquista o seu primeiro troféu europeu, depois de duas finais perdidas, e destrona aquele que era o campeão em título e procurava o seu quinto título na prova, o segundo consecutivo.

Numa partida emocionante, a equipa orientada por Chema Rodríguez fez um jogo quase perfeito e, depois de 'arrastar' a final para prolongamento, conseguiu vencer os alemães, com Sergey Hernández mais uma vez em destaque na baliza 'encarnada' e Ole Rahmel, com 11 golos, e Petar Djordjic, com oito, em evidência na finalização.

O jogo arrancou muito disputado, com o Benfica empolgado pelo apoio vindo das bancadas do Altice Arena, mas sem que nenhuma das equipas conseguisse distanciar-se no marcador, também por 'culpa' das muitas falhas no ataque.

Neste particular, Sergey Hernández confirmou que a exibição da meia-final, frente aos polacos do Wisla Plock, não foi um acaso e voltou a estar a grande nível, impedindo golos do Magdeburgo com defesa após defesa.

O Benfica andou quase sempre na frente do marcador, embora sem conseguir cavar uma diferença significativa, mas aos 20 minutos, depois de três concretizações seguidas por parte do Magdeburgo, os alemães assumiram pela primeira vez a liderança, por 9-10.

Os 'encarnados' não estremeceram e, com Sergey Hernández gigante na baliza e Ole Rahmel com 100% de eficácia nos livres de sete metros, voltou a virar o marcador e fechou a primeira parte em vantagem, com o placard em 15-14.

Aos cinco minutos da segunda parte, os alemães voltaram à liderança, por 16-17, e pouco depois conseguiram uma margem de três golos (17-20). O Benfica não baixou os braços e voltou a empatar a partida com 15 minutos para jogar, depois de Sergey Hernández brilhar entre os postes e impedir por várias vezes os alemães de seguirem a marcha no marcador.

Com o espanhol em mais uma tarde gloriosa, Petar Djordjic 'retribuiu' na frente com várias finalizações espetaculares e, já dentro dos 10 minutos finais, recolocou o Benfica na frente, por 25-24.

As duas equipas entraram na reta final lado a lado e com 15 segundos para jogar o marcador estava em 31-31. Depois de um 'time out' estratégico, os alemães concretizaram o seu último lance de ataque, fazendo o 32-31, e deixando apenas três segundos para jogar.

Nesse tempo tão curto, o Benfica conseguiu o que parecia impossível: levar o jogo para prolongamento, após um lance de ataque que fez chegar a bola a Alexis Borges, que finalizou e colocou o resultado em 32-32, obrigando mesmo a equipa de arbitragem a ver as imagens para se certificar de que o golo tinha sido alcançado ainda dentro do tempo de jogo.

No prolongamento, puxado pelos adeptos nas bancadas, os 'encarnados' começaram em desvantagem, mas no último de 10 minutos passaram para a frente do marcador, seguraram a vantagem e fecharam com 40-39.

"Hoje foi um dia fantástico para nós, por jogar uma final com uma das melhores equipas do mundo, e só isso era especial. Foi um jogo especial, com os nossos adeptos, e estamos muito felizes por festejar este título. Somos humildes e sabemos o que passamos e o que significa esta conquista na história do clube. Foi fantástica a maneira de ganhar, nos últimos momentos, com os nossos adeptos, a lutar muito, com muito cansaço, mas conseguimos o que queríamos e seguramente esta noite vai ser de festa", disse no final o treinador Chema Rodríguez.

"O Estádio da Luz esteve aqui esta noite. Isso foi fundamental, a pressão que os adeptos colocaram, e os alemães não o esperavam. Para nós, foi um ânimo extra, que nos deu força e que nos consciencializou de que não podíamos falhar. O clube está a fazer um esforço para que a modalidade cresça. Jogámos todos os jogos desta competição, tivemos um grupo muito difícil, com um trajeto duro. Para chegar aqui, passámos por muitos desafios e lutámos sempre, fizemos coisas incríveis. Esta noite fizemos algo histórico e que ficará na história do andebol e do Benfica", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt