Fraude fiscal. Mais de 228 milhões de euros sob investigação
O Estado terá sido lesado em muitos milhões de euros em negócios a envolver Benfica, Sporting e FC Porto. A Procuradoria-Geral da República revelou esta segunda feira que os seis inquéritos sob investigação do Ministério Público com matérias respeitantes aos três clubes envolvem um valor global de negócios "seguramente muito superior a 228 milhões de euros".
A informação publicada na página do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) anunciou novas informações depois das diligências da passada quarta-feira, dia em que foram feitas mais de 60 buscas às instalações dos chamados três grandes e ainda de advogados e residências de jogadores envolvidos.
De acordo com o DCIAP, cada um dos três clubes é alvo de dois inquéritos, sendo que há ainda outros dois inquéritos que envolvem outros clubes mas com "uma dimensão muito inferior".
Até agora foram constituídos 120 arguidos no conjunto das investigações ligadas à Operação Fora de Jogo, que investiga "factos ocorridos de 2014 a 2022" e que já em 2020 tinha levado a diligências idênticas. Nos inquéritos investigam-se suspeitas de prática de crimes de fraude fiscal qualificada, fraude contra a segurança social e branqueamento de capitais, ligadas com celebração ou renovação de contratos de trabalho desportivo, pagamento de comissões e circuitos financeiros que envolvem os intermediários nesses negócios, bem como utilização de direitos de imagem.