Benfica joga com a Juventus nas meias-finais
Nota positiva do sorteio da Liga Europa desta sexta-feira: se chegar à final de Turim, dia 14 de maio, o Benfica não terá de jogar contra a equipa da casa.
Nota menos agradável: para lá chegar tem de ultrapassar a Juventus, precisamente a equipa italiana que tenta jogar a final deste ano no seu estádio. E que é, refira-se, considerada pelas principais casas de aposta como a favorita à consquista do troféu.
Outro aspeto teoricamente menos favorável para os encarnados neste sorteio é que a primeira mão vai ser no estádio da Luz, dia 24 de abril, e a segunda mão a 1 de maio, em Turim.
Na primeira reação oficial, Nuno Gomes diz que "o Benfica vai tentar dar o seu melhor, como sempre". "O mais importante é estar aqui, não importa com quem se joga", referiu o novo diretor das relações internacionais do clube da Luz, resumindo que "o objetivo é estar na final".
O representante da Juventus, o ex-internacional checo Pavel Nedved, referiu que "o Benfica será muito difícil, é uma equipa muito forte". O checo admite que "a Juve tem mais motivação por a final ser em Turim, mas é uma meia-final muito complicada".
Na outra meia-final há duelo espanhol entre Sevilha (que eliminou o FC Porto) e Valência, o que significa automaticamente uma equipa espanhola na final.
O Benfica, recorde-se, está pela terceira vez nas últimas quatro épocas nas meias-finais desta prova. Em 2010/11, foi eliminado pelo Sp. Braga. Na temporada passada (2012/13) chegou à final, que perdeu para o Chelsea. Desta vez volta às meias-finais, pela segunda época consecutiva, o que não conseguia em provas europeias desde 1963.
No total, esta é a 14.ª presença do Benfica e meias-finais de competições europeias.Em 13 presenças anteriores, a formação encarnada seguiu em frente em nove ocasiões e só caiu quatro vezes.