Benfica enfrenta o Liverpool nos quartos de final da Champions

Os encarnados jogam primeiro em casa com a equipa de Jürgen Klopp. O jogo da primeira mão é a 5 de abril, enquanto a segunda mão disputa-se a 13 de abril.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica vai defrontar o Liverpool nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou esta sexta-feira o sorteio realizado na cidade suíça de Nyon. O primeiro jogo será no Estádio da Luz no dia 5 de abril, enquanto a segunda mão será na semana seguinte (13 de abril) em Anfield. Ficou já entretanto definido que se os encarnados conseguirem ultrapassar os ingleses terão pela frente o vencedor do duelo entre Villarreal e Bayern Munique.

"Foi um sorteio difícil e desafiante para nós, mas posso lembrar 2006, quando tivemos uma eliminatória contra o Liverpool, que era campeão europeu, e conseguimos superá-la. Espero que desta vez também estejamos preparados", disse o diretor técnico encarnado Luisão, em Nyon, logo após o sorteio.

Benfica e Liverpool são velhos conhecidos nas competições da UEFA, sendo que os encarnados ultrapassaram apenas uma vez os ingleses nas cinco eliminatórias em que se defrontaram. Foi precisamente na época 2005-06, tal como lembrou Luisão, quando os reds, então campeões europeus, perderam os dois jogos: na Luz por 1-0, devido, a um cabeceamento de Luisão nos instantes finais, e em Anfield por 2-0, com remates certeiros de Simão Sabrosa e Miccoli.

A última vez que as duas equipas se encontraram foi, no entanto, nos quartos-de-final da Liga Europa de 2009-10, com o Benfica a vencer em casa por 2-1 (dois golos de Cardozo), mas a ser derrotado fora por 4-1 (mais um golo de Cardozo). No total, em 10 jogos, os reds venceram por seis vezes, enquanto o Benfica ganhou quatro.


Esta época, o Liverpool ocupa o segundo lugar da Premier League com 69 pontos, a apenas um do líder Manchester City. Trata-se de uma luta palmo a palmo pelo título, que terá o ponto alto no meio dos dois jogos com o Benfica. É que, cinco dias depois de jogar na Luz, a equipa treinada por Jürgen Klopp visita o City, sendo que três dias volvidos recebe os encarnados para a Champions.

A época do histórico clube inglês está a ser fantástica, uma vez que contabiliza 34 vitórias, nove empates e apenas três derrotas, tendo já conquistado a Taça da Liga inglesa. Na Liga dos Campeões ficou em primeiro lugar no grupo B só com vitórias, deixando para trás Atlético de Madrid, FC Porto e AC Milan. Nas partidas frente aos dragões, dois triunfos, por 5-1 em Portugal e por 2-0 em casa. Nos oitavos-de-final, o Liverpool afastou o Inter Milão com uma vitória em Itália por 2-0 e uma derrota de 0-1 em Anfield.

No plantel de Klopp, destacam-se os avançados Mohammed Salah, Sadio Mané, Diogo Jota, Roberto Firmino e o colombiano Luis Díaz, que em janeiro foi contratado ao FC Porto. Na baliza contam com Alisson Becker, titular da seleção do Brasil, enquanto o holandês Virgil van Dijk comanda uma defesa onde se destacam também os laterais Robertson e Alexander-Arnold, que entretanto se lesionou e não deve defrontar o Benfica. No meio-campo não faltam alternativas de qualidade, desde Fabinho, Naby Keita, Thiago Alcântara ou o capitão Jordan Henderson.

Nos outros jogos dos quartos-de-final da Champions, destaque para o duelo entre portugueses no Manchester City, de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, frente ao Atlético de Madrid, de João Félix.

Enquanto isso, o campeão europeu Chelsea recebe o Real Madrid, o clube mais titulado na desta competição. Finalmente, os espanhóis do Villarreal, que eliminaram a Juventus, terão agora pela frente o Bayern Munique, curiosamente a única equipa que venceu o Benfica nesta edição da Liga dos Campeões.

Jogos dos quartos-de-final:

Chelsea-Real Madrid
Manchester City-Atlético de Madrid
Villarreal-Bayern Munique
Benfica-Liverpool

Jogos das meias-finais:

Manchester City/At. Madrid - Chelsea/Real Madrid
Benfica/Liverpool - Villarreal/Bayern Munique

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt