Belas-Artes ficam com parte do convento de S. Francisco
"Assinei [anteontem] com a senhora secretária de Estado do Tesouro o protocolo que concretiza a disponibilização para a Universidade de Lisboa de parte do Convento de São Francisco, que permitirá resolver as graves carências de espaços na Faculdade de Belas Artes e oferecer condições condignas àqueles que aí estudam e trabalham", disse hoje o reitor da Universidade de Lisboa (UL), António Cruz Serra.
O reitor falava na cerimónia oficial de abertura do ano académico 2013-2014 da UL, que hoje decorreu na Aula Magna da Reitoria da instituição.
Cruz Serra deixou, a propósito deste protocolo, um agradecimento público ao ministro da Educação, Nuno Crato, e ao secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, no empenho para "alcançar esta ambição antiga da Universidade [de Lisboa] e dos estudantes de Belas Artes.
A 6 de fevereiro o diretor da Faculdade de Belas Artes, Luís Jorge Gonçalves, ordenou o encerramento da instituição em protesto contra a cedência de espaço do Convento de São Francisco ao Museu do Chiado, garantida num protocolo assinado pelos ministérios das Finanças e da Administração Interna e pela secretaria de Estado da Cultura.
Os alunos de Belas Artes realizaram vários protestos nos últimos anos contra a falta de espaço para trabalharem em aulas práticas com materiais de grande dimensão.
No discurso de ontem, Cruz Serra anunciou ainda alguns projetos que a UL quer desenvolver ainda este ano, entre os quais o lançamento de um concurso para instalação de um 'software' único para toda a universidade de gestão académica, de gestão financeira e de recursos humanos.
"Integraremos o Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT), se o Governo nos transferir o património e o orçamento que permita fazer face às atuais despesas e garantir a dotação que, no futuro, permita a sua sustentabilidade. Esta integração é seguramente a melhor solução para o país, para a Ciência, para a Universidade e para todos os que trabalham no IICT", disse também.
A integração do IICT na UL foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que ainda tutela o instituto, e prontamente questionada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), da Universidade Nova de Lisboa - que partilha investigações com o IICT há vários anos -, e criticada pelo PS e PCP, que consideram que o Governo está a desmantelar a instituição.
A UL quer ainda lançar este ano concursos para a criação de colégios que permitam a investigação conjunta de docentes e investigadores de escolas diferentes, e concursos para a construção de residências universitárias: uma na Ajuda, "que terá capacidade para acolher os seus primeiros cem estudantes dentro de dois anos", e outra para a Cidade Universitária.
Nos próximos dois meses deverá ter início a reabilitação do Caleidoscópio, no jardim do Campo Grande, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa por um período de 50 anos, e que será usado como espaço de estudo aberto 24 horas por dia, livraria e equipamento cultural.
"Ainda em 2014 deveremos proceder à instalação em edifício do Estádio Universitário, do novo Centro Médico da Universidade de Lisboa. [...] Será essencial para a oferta de serviços de saúde na Universidade", adiantou Cruz Serra, que referiu ainda que o Estádio Universitário "deverá aumentar a sua relevância", sobretudo ligado à prática desportiva universitária.