Bebé que nasceu com 212 gramas teve alta após 13 meses no hospital

Kwek Yu Xuan nasceu com apenas 25 semanas, 212 gramas e 24 centímetros.
Publicado a
Atualizado a

Um bebé considerado como o mais pequeno do mundo à nascença deixou finalmente o hospital onde estava internado em Singapura e voltou para casa após 13 meses de cuidados intensivos

Kwek Yu Xuan tinha apenas 212 gramas e 24 centímetros quando nasceu com 25 semanas. O anterior recorde de bebé mais pequeno era de uma menina que nasceu em 2018 nos Estados Unidos com apenas 254 gramas

A mãe de Yu Xuan deu à luz a bebé de emergência, através de uma cesariana, depois de ter sido diagnosticada com pré-eclâmpsia - pressão arterial perigosamente alta que pode danificar órgãos vitais e ser fatal para a mãe e para o bebé.

Esta semana, quando deixou o hospital mais de um ano depois de ter nascido, Yu Xuan já pesava 6,3 quilos. De acordo com os médicos do hospital onde esteve internada, inicialmente a menina tinha poucas possibilidades de sobreviver.

"Contra todas as probabilidades, com complicações de saúde presentes no nascimento, ela inspirou as pessoas ao seu redor com a sua perseverança e crescimento, o que a torna um bebé extraordinário", disse o hospital através de um comunicado .

Durante o tempo em que esteve no hospital, Yu Xuan foi submetida a vários tipos de tratamento e teve o auxílio de várias máquinas para sobreviver. Os médicos consideram que a saúde e o desenvolvimento da bebé progrediram bem sob os seus cuidados e que agora estava bem para receber alta.

Yu Xuan, contudo, padece de uma doença pulmonar crónica e irá precisar de ajuda para respirar em casa. No entanto, os médicos dizem que deverá melhorar com o tempo.

A mãe, Wong Mei Ling, esteve com ela todos os dias graças à ajuda de doadores, familiares e amigos. Em plena pandemia de covid-19, Ling trabalhou remotamente do hospital, um esforço para não ficar longe da filha.

"Agradecemos muito aos médicos e enfermeiras pelo cuidado e tratamento médico maravilhoso de Yu Xuan. Além disso, gostaríamos de expressar os nossos agradecimentos à plataforma de crowdfunding e aos doadores, bem como aos nossos familiares, amigos e colegas pelo cuidado e incentivo", escreveu a mãe num comunicado divulgado pelo hospital.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt