Bebé portuguesa já conseguiu um fígado e foi operada
A bebé entrou na sala de operações às 3h00 deste sábado e uma hora depois iniciou-se a cirurgia, apurou o DN. Às 10h00, depois de receber um fígado de um dador cadáver, Ashley foi transferida para os cuidados intensivos, onde está a fazer recobro e a ser acompanhada pelos médicos, que verificam a sua adaptação ao novo órgão.
A operação cirúrgica "foi rápida, durou cerca de sete horas", disse a médica Helena Rosso, e a paciente "encontra-se bem". Ainda é prematuro saber quando a menina terá alta e poderá ser transferida para Portugal, disse.
A criança tinha apenas dois dias de vida quando lhe foi diagnosticado um grave problema hepático. Há três meses foi encaminhada pelo Hospital Amadora-Sintra para o Hospital de La Paz, em Madrid - com o qual o Governo português tem um protocolo para realização de transplantes hepáticos pediátricos. Aguardava desde então pela operação. Nas vésperas de Natal, o seu estado de saúde piorou.
Portugal tem estado a encaminhar para Espanha, nomeadamente para o Hospital de La Paz, crianças com necessidade de transplante de fígado, desde que deixou de ter disponível, em Coimbra, o único cirurgião habilitado para o fazer.
Helena Rosso disse à Lusa que no Hospital La Paz duas outras crianças portuguesas aguardam transplante de fígado e uma terceira está em fase de recuperação.
Entretanto, o Ministério da Saúde manifestou vontade de reactivar o programa de transplantes hepáticos pediátrico nos primeiros dois meses de 2012.