Beatles. A história contada em 27 sucessos

Versão revista e aumentada da coletânea 1 é lançada no dia 6 de novembro. CD, DVD e vinil e com direito a vídeos inéditos.
Publicado a
Atualizado a

Durante 700 semanas consecutivas, foram vendidos pelo menos mil exemplares de 1, a compilação que reúne as 27 canções dos Beatles que chegaram ao topo da tabela de vendas em Inglaterra ou nos Estados Unidos. Em março deste ano, fazia a Forbes as contas, já as vendas ultrapassavam os 12,5 milhões de cópias e a contagem promete disparar. Prevista para o próximo dia 6 de novembro está a reedição da coletânea, revista e aumentada com os vídeos promocionais que a banda foi fazendo para promover os singles.

São menos de dez anos que separam Love Me Do de The Long and Winding Road. Tempo suficiente para que, com dezenas de discos editados, os Beatles mudassem o rumo da música. Primeiro, usurparam os tops europeus, depois invadiram a América e até hoje permanecem como a mais indiscutível das bandas. Líderes do assalto do rock"n"roll às tabelas do mainstream, gigantes na era psicadélica e pioneiros nas técnicas de gravação em estúdio, os rapazes de Liverpool têm um lugar só seu na história.

Se o videoclip tem os seus primórdios no final da década de 1950 quando, em França, músicos começaram a gravar pequenos filmes de 16 mm para passar em máquinas que pareciam jukeboxes com ecrãs - as Scopitones -, foi com os Beatles que a associação entre música e imagem começou a sedimentar-se. Agora, na reedição de 1, ficarão disponíveis todos os filmes feitos pelos Fab Four para acompanhar os singles de maior sucesso. Além disso, Ringo e Paul, os dois sobreviventes da banda, gravaram testemunhos inéditos para a reedição.

Com edições anunciadas em CD, DVD e vinil, 1 promete voltar a vender mais alguns milhões. Quanto mais não seja porque os Beatles continuam sem aderir às plataformas de streaming.

Enquanto o disco não chega, recordamos uma a uma a história das 27 músicas que lideraram os tops mundiais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt