BE destaca aumento do desemprego em população com mais de 45 anos
"Houve uma ligeira descida face ao trimestre anterior, mas há aqui um dado que nos ressalta, que é que na população acima dos 45 anos o desemprego aumentou, ou seja, são os cidadãos mais velhos que têm maior dificuldade em encontrar emprego", afirmou a deputada do BE Mariana Aiveca, em declarações à Lusa.
Sublinhando ainda a existência de muitos jovens a trabalharem de forma precária e "sem qualquer garantia", Mariana Aiveca atribuiu a "ligeira redução" da taxa de desemprego esta manhã divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ao trabalho sazonal.
Contudo, acrescentou, "é uma redução muito insignificante para aquilo que era expectável", pois continuam a existir 675 mil portugueses sem emprego.
A deputada do BE recordou ainda os dados da economia recentemente divulgados, "que mostram que existe uma estagnação e uma recessão mais profunda no segundo trimestre de 2011", concluindo que haverá um aumento do desemprego no próximo trimestre. "Não havendo crescimento da economia, o desemprego vai aumentar", antecipou Mariana Aiveca, condenando a ausência de uma verdadeira política de combate ao desemprego.
Segundo dados revelados esta manhã pelo INE, a taxa de desemprego em Portugal desceu 0,3 pontos percentuais no segundo trimestre de 2011 situando-se nos 12,1 por cento, o que significa que 675 mil portugueses estão sem emprego.
No primeiro trimestre de 2011 a taxa de desemprego estava nos 12,4 por cento, aumentando 1,3 pontos percentuais face ao último trimestre de 2010.