BCE: Taxas de juro sobem 75 pontos base
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu fazer subir as taxas de juro esta quinta-feira em 75 pontos base as suas três taxas de juro diretoras. Esta é segunda vez consecutiva que o supervisor da banca europeia decide aumentar as taxas de juro e este é, também, o maior aumento de sempre. Esta subida tem efeitos a partir de 14 de setembro.
Com este aumento, a taxa de juro das principais operações de refinanciamento dos bancos europeus passa de 0,50% para 1,25%. Já a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez sobe de 0,75% para 1,50% e a taxa aplicada à facilidade permanente de depósito, que seguia nos 0%, fixa-se em 0,75%.
Em comunicado, o supervisor liderado por Christine Lagarde considera este um "passo importante", visto que "antecipa a transição do nível extremamente acomodatício prevalente das taxas de juro diretoras para níveis que vão permitir um regresso atempado da inflação ao objetivo de 2% no médio prazo", segundo o "estabelecido pelo BCE".
Em julho, a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, com efeitos a partir de 27 de julho.
A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passou de 0% para 0,50%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez ficou agora em 0,75% e a taxa de depósito que estava em terreno negativo (-0,50%) subiu para 0%.
"O Conselho do BCE considerou apropriado dar um primeiro passo maior, na sua trajetória de normalização das taxas de juro diretoras, do que o sinalizado na reunião anterior", referiu em comunicado o banco central divulgado em julho, que optou por uma subida de 50 pontos base em vez dos 25 pontos base indicados inicialmente.
Em atualização no Dinheiro Vivo