BBC pede desculpa e paga indemnização a antiga ama real por entrevista com princesa Diana
A antiga ama real de William e Harry vai receber uma indemnização da BBC por "danos substanciais" devido a reivindicações "falsas e maliciosas" sobre ela, usadas para obter uma entrevista com a princesa Diana em 1995.
Alexandra Pettifer, conhecida na altura como Tiggy Legge-Bourke, recebeu um pedido de desculpas público por alegações "fabricadas" de que tinha tido um caso com o príncipe Carlos - informações falsas obtidas pelo jornalista da BBC Martin Bashir para persuadir a princesa Diana a aceitar dar uma entrevista "explosiva" que chocou a família real.
A advogada de Pettifer, Louise Prince, disse que as alegações causaram "graves consequências pessoais para todos os envolvidos" e que a sua cliente não sabia de onde vinham. No entanto, admitiu que era provável que as "falsas e maliciosas alegações surgissem como resultado e no contexto dos esforços da BBC para conseguir uma entrevista exclusiva com Diana, Princesa de Gales".
A mediática entrevista de 1995 viu Diana expor o seu casamento conturbado com Charles e o caso com Camilla Parker Bowles. Na altura, foram imediatamente levantadas questões sobre como o pouco conhecido Martin Bashir tinha conseguido chegar a Diana. Desde então, verificou-se que o jornalista usou documentos falsos e outras manobras, alegando que alguns dos seus ajudantes estavam a ser pagos pelos serviços de segurança.
A advogada de Pettifer disse que as afirmações "totalmente infundadas pareciam explorar algumas especulações anteriores falsas nos meios de comunicação social" sobre a ama e Charles. Logo, Alexandra "responsabiliza a BBC pelo grave impacto que as falsas e maliciosas alegações tiveram", o que lhe causou "25 anos de mentiras, suspeitas e aborrecimentos".
Pettifer disse ser uma das muitas pessoas cuja vida tinha ficado "marcada" pela forma como o programa foi feito e pela incapacidade da BBC em investigar devidamente.
"O sofrimento causado à família real é para mim uma fonte de grande aborrecimento", acrescentou.
"Sei em primeira mão o quanto eles foram afetados na altura, e como o programa e a falsa narrativa que este criou assombraram a família nos anos que se seguiram".
O diretor-geral da BBC Tim Davie confirmou que a corporação pagaria "danos substanciais" a Pettifer e comprometeu-se a não voltar a mostrar o programa.
Tim Davie pediu ainda desculpa a Charles, William e Harry "pela forma como a Princesa Diana foi enganada e pelo impacto subsequente em todas as suas vidas".
A BBC pagou anteriormente danos ao antigo assistente de Diana, Patrick Jephson, e a um desenhador gráfico que denunciou os métodos desonestos utilizados.