Bayern Munique vingou-se do Inter Milão no Mundial 2010

Dos 145 golos apontados na África do Sul, 12 foram da responsabilidade dos campeões alemães, que desta vez relegaram a ex-equipa de José Mourinho para o segundo lugar.
Publicado a
Atualizado a

O Bayern Munique foi o grande vencedor do Mundial 2010, mesmo sem ter qualquer jogador da selecção espanhola, que foi coroada pela primeira vez campeã do mundo. É que quatro dos seus nove futebolistas presentes na África do Sul - Thomas Müller, Miroslav Klose, Arjen Robben e Martín Demichelis - marcaram 12 golos durante a prova, algo de que nenhum outro clube se pode orgulhar.

Ao contrário do que aconteceu na final da última Liga dos Campeões, os bávaros levaram a melhor sobre o Inter Milão, segundo neste ranking de clubes no Mundial, com nove golos. A ex-equipa de José Mourinho, campeã europeus, beneficiou da pontaria de Eto'o, Sneijder, Muntari e Maicon, mas esperariam bem mais pois o goleador da equipa, o argentino Diego Milito, acabou por ficar em branco durante a competição.

Em terceiro da lista está, curiosamente o Atlético de Madrid, último vencedor da Liga Europa, que viu os seus jogadores marcar oito golos, apesar de não ter contado com qualquer dos seus atletas na selecção espanhola. Contudo, beneficiaram do talento do uruguaio Diego Forlán - eleito melhor futebolista do Mundial - e da tarde de glória dos portugueses Tiago e Simão frente à Coreia do Norte.

O super-Barcelona, que serviu de base ao grande feito da Espanha de Vicente del Bosque, foi a par do Bayern a única equipa que teve quatro marcadores de golos, mas apenas Andrés Iniesta bisou, tendo sido o herói por ter marcado na final com a Holanda. Puyol, Rafael Marquez e Yaya Touré completaram os cinco golos do Barça no Mundial, tendo a estrela Lionel Mesis ficado, surpreendentemente, em branco. Também contabilizaram cinco remates certeiros na prova mais três clubes: Ajax, com Luis Suárez em destaque… até a guarda-redes; Valência, todos marcados por David Villa; e Real Madrid. Do clube dos galácticos apenas o argentino Gonzalo Higuaín fugiu à mediania, pois as grandes estrelas Cristiano Ronaldo (um golo que chegou a ser cómico) e Kaká passaram ao lado do torneio.

Curioso é que no oitavo lugar do ranking de golos surge o modesto Ankaragücü, 12.º classificado da liga turca da época passada. O clube da capital da Turquia colocou-se entre os colossos do futebol mundial graças a Robert Vittek. O avançado eslovaco, de 28 anos, marcou quatro golos na África do Sul, apenas menos um que em toda a liga turca 2009/10.

Em contraponto ao Ankaragücü estão os gigantes Juventus, AC Milan e Manchester United, que só viram um golo das suas cores no Mundial. E no caso do Milan, o incrível é que o único marcador, o holandês Jan-Klaas Huntelaar, não faz parte dos planos do clube para a nova época e é um dos pontas-de-lança preferidos do treinador do Benfica, Jorge Jesus.

Mas há grandes clubes europeus que passaram verdadeiramente ao lado do Campeonato do Mundo de 2010, desde logo se destacam os franceses Bordéus e Lyon e os italianos da Fiorentina.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt