Barril do petróleo nos 67 dólares

Publicado a
Atualizado a

As previsões macroeconómicas inscritas no Orçamento do Estado para 2009, reveladas ontem, estão feitas com base num cenário em que o preço do petróleo atingirá um valor médio de 97 dólares por barril. Isso mesmo revelou à SIC Notícias o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, recusando adiantar mais valores sobre as estimativas para outros mercados (taxas de juro e euro).

Ontem, o petróleo negociado em Londres (brent) - referência para Portugal - sofreu uma descida para a casa dos 74 dólares por barril, precisamente metade do recorde atingido a 11 de Julho nos 147,2 dólares. O preço de ontem coloca a média deste ano em torno dos 110 dólares por barril, até agora, um número muito superior aos 74,9 dólares por barril previstos no documento do Orçamento do Estado para este ano.

O Governo ainda não revelou qual vai ser a política para o imposto petrolífero, mas já este ano o Executivo desistiu da programada subida do ISP. É de esperar que, no próximo ano, o imposto se mantenha, pelo menos, no actual nível.

A proposta do Orçamento do Estado limita-se a aprovar uma tabela de variação deste imposto, que é equivalente à que se encontra em vigor este ano, mas a taxa efectiva é aprovada posteriormente, através de portaria.
Previsão do Governo está abaixo da média anual do barril de petróleo, que se encontra nos 110 dólares

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt